O aluno do Da Vinci Nathan Paulino Campos, da 2ª série A aprendeu de maneira autodidata a utilizar o computador e a internet. Segundo ele, desde os cinco anos de idade, quando ainda nem sabia ler perfeitamente, começou a usar a internet e sozinho foi aprendendo e se aperfeiçoando. “Sempre usei o modo lógico quando queria fazer alguma coisa no computador e assim fui me aperfeiçoando”, ressalta Nathan.
Foi essa paixão pela tecnologia que o levou a ser chamado pela Google em 2008 para fazer parte de um projeto inovador, tendo a proposta sido prontamente aceita. “A empresa Google tem um grupo específico que fica na internet à procura de pessoas que podem ter um potencial no futuro. Fui convidado porque perceberam que eu estava me destacando, pois sempre falei muito sobre tecnologia, programação e procurava ajudar os outros a utilizarem as ferramentas tecnológicas”, salientou o estudante.
O projeto do qual Nathan participa destina-se a realizar modificações nos códigos dos programas da google, como o gmail, o orkut, entre outros. Dessa forma, os envolvidos colaboram para o desenvolvimento e as necessárias atualizações dos programas.
A seguir uma pequena entrevista sobre a experiência e o trabalho do aluno Nathan.
Por que a empresa Google resolveu realizar esse projeto? Qual o benefício para eles?Nathan: Eles estão fazendo esse projeto para não terem que contratar funcionários que ficam dentro da empresa trabalhando. Eles acham mais vantajoso pagar pessoas por fora, sem ter um salário fixo por mês, recebendo proporcionalmente ao trabalho realizado. É uma estratégia que vem dando muito resultado, pois as pessoas contratadas que ficam dentro da empresa têm um prazo certo para realizar o trabalho, em horário estipulado. Já com as pessoas contratadas por meio desse projeto, o trabalho é realizado de acordo com o tempo disponível da pessoa contratada, na hora em que se quer, da nossa maneira. Além disso, existe um trabalho destinado ao site, dentro da Google, desenvolvido por pessoas que trabalham para a empresa, onde os envolvidos no projeto discutem e decidem o que é preciso melhorar, juntando-se para fazer as atualizações.
No final de 2010 você foi convidado, pela Google, para trabalhar num projeto que a empresa está desenvolvendo junto com a Apple. Como está sendo, qual sua função?Nathan: A Google me convidou para trabalhar no projeto para melhorar os programas para os produtos da Apple. Ajudo nas atualizações dos programas da Google para atender ao público que utliza a Apple. Aceitei o convite e desde então já tive que comprar um Mac e outros diversos aparelhos. Faço melhorias no gmail e nos demais programas para que funcionem melhor no iphone, ipad, macbook etc. Esse trabalho também fez com que eu recebesse no dia 28 de março o convite para participar da WWDC, de 06 a 10 de junho.
O que é a WWDC?Nathan: É a conferência anual realizada pela Apple. É lá que a empresa apresenta os novos produtos. Participamos de uma semana de trabalho em que os focos são a tecnologia e as melhorias nos programas.
Você utiliza o universo tecnológico desde muito novo. Tem pretensão de fazer o curso superior relacionado a esse assunto e continuar nesse meio?Nathan: Talvez. Penso nisso de vez em quando, porque é uma área de que eu gosto intensamente, com a qual lido sempre e em que me sinto capacitado. Me identifico bastante, então há grande chance de que eu continue nessa área!