Em 12/02/2011 estivemos, com os professores Paulo de Tarso, Joelmo Jorge e Luiz Henrique, em Santa Teresa, onde visitamos, também, a Casa Lambert, agora restaurada e pronta para visitação pública.
Grata surpresa, na residência foi preparado um belo “museu”, otimizado no exíguo espaço disponível, onde estão distribuídos textos e objetos de forma organizada, leve e objetiva.
A população de Santa Teresa tem seu primeiro museu de resgate e perpetuação da memória devidamente estabelecido, com padrões de modernidade na mostra do que é antigo.
E nós do Da Vinci nos sentimos parte dessa conquista, dividida entre tantos que tentaram essa restauração, em virtude da importância que este monumento despertou naqueles que compreenderam sua transcendência.
Manutenção/Restauração da Residência e da Capela da Família Lambert, em Santa Teresa, Espírito Santo.
Tendo como objetivo a preservação da memória cultural, através da manutenção/preservação dos dois imóveis da família Lambert, tidos como marco da mais antiga colonização italiana no Brasil, o projeto previa um “grito” de nossos alunos para a sensibilização da sociedade e das autoridades, dada a importância daquelas construções. Ambas são tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo, mas não vêm recebendo das administrações a atenção que merecem, tanto por sua importância cultural quanto pela turística, que significa divisas para o município em que estão edificadas. Como percebemos a pouca eficácia do “grito”, partimos para a concretização real do projeto: restaurar os dois imóveis.
Em maio de 2001 iniciamos o projeto “Manutenção/Restauração da Residência e da Capela da Família Lambert, em Santa Teresa, Espírito Santo”, convidando alunos dos então 1os anos (hoje 1as séries) do Ensino Médio para participarem voluntariamente.
A iniciativa foi evoluindo...
Em 25/03/2002 o Da Vinci entregou ao Conselho Estadual de Cultura os projetos de restauração da residência e da capela da família Lambert, conforme consta em nosso site no link
http://www.davincivix.com.br/davinci.php?area=noticias&e=61&c=man4aea3a00454b92506de onde extraímos pequena parte:
Alunas Luiza, Marina e Fernanda entregam os projetos
Foram entregues em 25/3/2002 ao Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC-ES) os projetos de restauração da residência e da capela da família Lambert, em Santa Teresa (ES), que fazem parte dos planos do Centro Educacional Leonardo da Vinci apresentados à Rede PEA-UNESCO em 2001.
Projeto sociocultural, foi lançado com a participação de alunos voluntários dos 1os anos de 2001, organizados administrativamente e apoiados por profissionais do Da
Vinci. Inicialmente concebido para conscientizar a sociedade e autoridades da importância da preservação dos imóveis, símbolos da colonização italiana, e importantes para o turismo da cidade, o “grito” foi substituído por empreendimento mais concreto, que resultou nos trabalhos agora submetidos à aprovação daquele Conselho.
O projeto da restauração da capela foi elaborado pela arquiteta Aline Miceli, de forma voluntária.
O projeto de restauração da residência foi elaborado por alunos da UNIVIX, coordenados e orientados pelas professoras Maria Izabel Perini Muniz, Maria Cristina Coelho Duarte e Fabíola Lyra, da mesma forma, todos em trabalho voluntário.
Os alunos do Da Vinci providenciaram toda a parte administrativa/organizacional, bem como obtiveram os recursos para o pagamento das despesas (transporte, refeições, material...).
Em 28/02/2002, o Conselho Estadual de Cultura comunicou-nos da aprovação dos projetos, conforme consta em notícia de 21/10/2002, no link a seguir:
http://www.davincivix.com.br/davinci.php?area=noticias&e=61&c=man4aea3a0f85ecc1808Apresentados ao Conselho Estadual de Cultura para aprovação, recebemos em 28/08/02 a correspondência OF. Nº 0017/2002-CEC/SECES comunicando que “após parecer da Câmara de Patrimônio Histórico e Cultural, e análise do mesmo pelo plenário do Conselho Estadual de Cultura, foi aprovado por unanimidade o projeto de restauração da Capela e da Casa da Família Lambert, em Santa Teresa.”
Partimos então para a busca de recursos para a restauração dos dois imóveis, além de providências legais como a autorização de todos os descendentes (conseguimos de todos os 9 herdeiros, em outros estados e no exterior), etc.
Como não conseguimos reunir a quantia necessária para a restauração dos imóveis, na ocasião com orçamento estimado em R$ 40.800,00, optamos por realizar nós mesmos a restauração da Capela, entregando o projeto de restauração da residência à Prefeitura e à Câmara dos Vereadores.
Mais informações no link
http://www.davincivix.com.br/davinci.php?area=noticias&e=61&c=man4aea3a0f98dd15353A Prefeitura Municipal de Santa Teresa, Fundação Otacílio Coser e as empresas Ceima, Politintas, Tomazelli Engenharia e Uniletra participaram com apoio financeiro, material e mão-de-obra, o que permitiu a realização.
Em 2004 o jornal News Infos, da UNESCO, divulga matéria, a nível mundial, informando sobre o trabalho de restauração da capela, realizado por alunos do Da Vinci.
Mais informações e tradução no link
http://www.davincivix.com.br/davinci.php?area=noticias&e=61&c=man4aea3a1692b682864Em
30 de novembro de 2002 entregamos a Capela da Família Lambert
devidamente restaurada, com o madeiramento do telhado e as telhas
substituídos, o altar e porta com toda a madeira substituída (estava
tomada por cupins), paredes restauradas e pintadas, instalado piso no
entorno, dizeres na parede frontal restituídos, etc.
Fernanda, Sthephani, Ângela, Gabriela e Pétala Altar e móveis restaurados
na Cerimômina de entrega da capela
Coral do Circolo Trentino Coral Infantil
Frei Jair cumpre a parte religiosa O retábulo, o teto com as estrelas pintadas
O Sr. Ângelo Zurlo faz a entrega oficial
Há muitos anos o Da Vinci insere Santa Teresa em suas Viagens Acadêmicas.
Os alunos recebem um CD com fotos que registram toda a viagem.
A seguir, uma breve retrospectiva através de fotos dos CD’s, a partir de 2007:
Em 2007, alunos em frente da Casa Lambert Em 2007, alunos em frente da Capela Lambert
No CD da viagem de 2008, a aluna Gabriela No CD da viagem de 2008, Sthephani
e o professor Paulo de Tarso - prospecção dos pintando a Capela
escritos anteriores
No CD da viagem de 2008, Lívia Machado No CD da viagem de 2008, nosso registro sobre o
lixando o teto da Capela risco da residência e ainda ausente decisão de
restauração
Alunos visitam a Capela na viagem de 2009 Viagem de 2009, quadros feitos pelos alunos
do Da Vinci com informações sobre a história
e o restauro da Capela
Viagem de 2009. Quadro feito pelos alunos do Viagem de 2009, visita da casa Lambert ainda
Da Vinci, com peças de madeira destruídas por em risco de desabamento
cupins, cravos utilizados na união da madeira do
telhado, moedas encontradas no interior do altar
e informações
Viagem de 2009. Mais uma vez nosso registro da inexistência de ações para o restauro de tão importante monumento.
Os CD's com fotos foram enviados às famílias dos alunos das turmas, 4
os anos, e também ao Prefeito e à Câmara dos Vereadores de Santa Teresa.
Na Viagem de 2010 encontramos a Residência Os alunos na Viagem de 2010, em frente da
sendo restaurada, o que valeu a informação casa em pleno trabalho de restauração
no CD com as fotos
Viagem de 2010. Telhado provisório durante Viagem de 2010. Outra vista da residência
o período de restauração
A certeza de que podemos interferir para o bem da população, da humanidade, para a preservação de nossa história... aqui se fez, mais uma vez, presente.
Juntas com outras tentativas, como a do Vereador Nilton Broseghini através de carta de 04/12/1995 à Aracruz Celulose e do Projeto de Lei nº 008/94 sobre IPTU; a do Deputado Federal Marcus Vicente que encaminhou ao Ministro da Cultura, em 2000, um “Programa de Restauração da Casa de Virgilio Lambert Capela Nossa Senhora da Conceição em Santa Teresa”... e de algumas que sabemos terem existido mas não temos registro, VALEU À PENA termos, mais uma vez, assumido nosso papel de cidadãos.
O Sr. Antonio Angelo Zurlo, em seu discurso de 22/12/10, por ocasião da entrega da Casa Lambert restaurada pronunciou:
“... Tombados também foram os três crucifixos em madeira existentes nesta casa, esculpidos pelos Lambert.
Não podemos deixar de registrar neste momento, a contribuição do Centro Educacional Leonardo da Vinci, que no ano de 2002, autorizado pelo CEC, com participação de seus alunos e apoio da comunidade, fez a restauração da capela de Nossa Senhora da Conceição. ...”
Nossos agradecimentos ao Sr. Zurlo pela lembrança, a toda a comunidade de Santa Teresa que tem nos recebido com afeto e cordialidade.
Parabéns ao povo teresense por ter recebido tal presente e à administração pública que concretizou tão importante obra.
Tive a oportunidade de (re)conhecer a Casa dos Lambert este fim de semana. É impressionante a modificação ocorrida desde que o DaVinci começou a intervir na história da preservação do local. Que bom que ganhamos mais este espaço de visitação no ES!
Também tive a grata oportunidade de conhecer a Casa dos Lambert, histórias emocionantes, não somente para os teresenses. Achei curiosa a história da escada que era retirada toda noite por causa dos animais selvagens que rondavam a cidade, e que poderiam subir para os quartos que ficam no 2º andar. Parabéns ao Da Vinci, como Augusto Ruschi sempre à frente do seu tempo! Suellen