A Páscoa, que tem uma significação importante sob a ótica cultural (incluindo religiosidade), é também objeto de um trabalho pedagógico no Centro Educacional Leonardo da Vinci, aliando conhecimentos contextualizados e experimentações criativas.
Inicialmente, os alunos entram em contato com informações relevantes sobre o tema, tais como:
• A Páscoa (cujo sentido é passagem) serve no Hemisfério Norte para celebrar o final da rigorosa estação de inverno e a chegada da primavera
• No Antigo Egito, a festa da Páscoa assumia um sentido de libertação para os hebreus e para os seus descendentes.
• Já os primeiros cristãos comemoravam a mesma Páscoa dos hebreus, mas depois de algum tempo, a Páscoa cristã passou a celebrar a ressurreição de Cristo.
Embora comemorem fatos diferentes, tanto a Páscoa judaica quanto a Páscoa cristã trazem um mesmo sentido de libertação, simbolizado pelo ovo da páscoa, que foi escolhido porque dentro dele existe uma vida pronta para se libertar. A propósito da utilização dos ovos como manifestação de afeto e presente, os persas e os egípcios foram os primeiros povos a utilizar esse costume durante a Páscoa, que eles cozinhavam e coloriam. Bem mais tarde, na Grã-Bretanha, surgiu o hábito de escrever mensagens nos ovos ofertados aos amigos.
Inspirados nesse resgate cultural e para estabelecer relações com um momento significativo do entorno, os alunos do Fundamental I vivenciaram um processo de produção nas aulas de Artes relacionado ao tema. A partir de uma sensibilização dos alunos para os valores relacionados à época da Páscoa, independentemente de suas conotações religiosas (solidariedade, renovação da amizade, bons sentimentos perante o outro), e de uma conscientização quanto à reutilização de materiais recicláveis (caixa de ovos), produziram “ovos de páscoa” personalizados, a serem entregues aos colegas num momento de confraternização, e em cujo interior será colocada uma mensagem de paz e afeto.
Um fato interessante consistiu em atribuir aos alunos maiores a responsabilidade de preparação do material (o que exige habilidades motoras finas) para depois ser estilizado tanto por eles, quanto pelos menores, que detêm especial aptidão para colagem, desenho e pintura.
No dia 20 de abril (véspera da semana santa), em cada sala de aula as professoras organizaram momentos de confraternização, para que haja entrega dos “presentes” e seja feito o fechamento simbólico do ciclo.
ADENISE RODRIGUES MARQUES CORDEIRO · 28/04/2011 20h29
Para os alunos do Da Vinci, a confraternização da Páscoa foi um momento especial e diferente. Além da confecção dos ovinhos, as crianças presentearam os amigos com mensagens escritas por eles e que foram guardadas dentro das lembrancinhas. Eram palavras achocolatadas de carinho, amor e amizade, recheadas com o que tem de melhor no coraçãozinho de cada criança.
Este é o verdadeiro sentido da Páscoa.