No dia 19 de abril foi realizado o primeiro concerto do Projeto Aprendendo a Ouvir 2011. O projeto - em seu 10° ano de existência, pretende formar plateia em música, oferecendo concertos didáticos a alunos de 2° ao 6° ano e seus pais.
Assim como em anos anteriores, os concertos este ano são temáticos, em homenagem à vida e obra de Augusto Ruschi.
Neste primeiro concerto, intitulado "Água, Terra, Fogo e Ar" tivemos a participação de artistas capixabas de alto nível técnico e musical: Edu Szajnbrum (bateria); Wanderson Lopes (contrabaixo); Roger Bezerra (teclados e arranjos) e Eliane Gonzaga (voz). O professor Pedro de Alcântara também fez uma participação nos vocais.
Os temas escolhidos abordavam aspectos da natureza, e do homem em sua relação com o meio ambiente. As canções foram muito bem recebidas pelos alunos participantes, e devem servir de inspiração para o trabalho sobre Augusto Ruschi também em sala de aula. Foram elas: TERRA (Caetano Veloso); PASSAREDO (Chico Buarque/Francis Hime); CIO DA TERRA (Chico Buarque/Milton Nascimento); PASSARIM (Tom Jobim); CHEIRO DE MATO (Fátima Guedes); e PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes).
A participação crescente dos pais nos concertos do projeto é notável, e deve trazer desdobramentos muito positivos na formação cultural do grupo familiar, pelas vivências significativas que tem proporcionado.
O próximo concerto acontece em junho, quando teremos a oportunidade de mergulhar no universo musical da concertina, e vivenciar a música que acompanhou a infância de Augusto Ruschi, alem de nos aprofundarmos no estilo e particularidades próprias deste instrumento.
O ingresso simbólico para os concertos é 1 litro de leite longa vida, que é doado ao Projeto Escola de Vida.
MARIA AUXILIADORA VIEIRA CABRAL ABREU SODRÉ · 26/04/2011 19h49Maravilhoso! O projeto Aprendendo a Ouvir nos possibilita começar o dia de trabalho ainda com mais prazer. Milagre da música e dos que a fazem acontecer. Obrigada!
ADENISE RODRIGUES MARQUES CORDEIRO · 02/05/2011 21h08Parabéns, equipe de música do CELV!
Como em todas as apresentações do Aprendendo a Ouvir, fiquei com um gostinho de quero mais.