Mérito. Realização. Transformação. Valores indispensáveis na formação do cidadão. Através da concepção e prática, o aluno da High School no Da Vinci, aprende desde o seu ingresso no programa o significado desses conceitos.
Na disciplina de ENG9A, por exemplo, os novatos na High School estão lendo a obra The Miracle Worker, do dramaturgo e romancista americano William Gibson. A peça é baseada na história verídica de Helen Keller (1880-1968), uma mulher surda e cega que viveu no interior do Alabama e ensinou as pessoas que a conheceram, seja na vida real, seja pela literatura, a respeitarem aqueles com necessidades especiais como as suas.
Com o objetivo de sensibilizar o aluno para o tema e prepará-lo para a leitura da obra, os professores da disciplina de ENG9A realizam a seguinte atividade de pré-leitura. A turma é levada para uma área aberta da escola. Chegando lá, dividem-se em pares. Um aluno é vendado enquanto o outro fica responsável por dar-lhe instruções em inglês para que eles se locomovam em um determinado espaço físico. Após algum tempo, há uma troca de papéis.
De volta à sala de aula, o grupo de alunos compartilha suas impressões, sentimentos e dificuldades. Logo em seguida, aprendem a se expressar por sinais, assim como fazem os surdos-mudos. Para finalizar, fazem um jogo com palavras em inglês usando os sinais aprendidos.
A partir desse momento, dá-se início à leitura da obra, com discussões, exercícios de compreensão e desenvolvimento de vocabulário. Ao final de cada capítulo, há também produções de texto relacionados com a peça.
Na disciplina de Speech, tudo é novidade para os calouros na High School. Aprender a falar em público: o maior objetivo do curso. E também o grande desafio. Em Speech, o aluno aprende a se comunicar através de teoria, modelos de grandes oradores e o mais importante: prática, muita prática. Após escrever seu próprio discurso, cada aluno apresenta-o para a turma. O discurso é gravado e é feita uma análise crítica por parte de todos os alunos sob intervenção do professor. Dentro alguns meses as famílias receberão as gravações individuais dos speeches dos seus filhos.
Quanto aos veteranos, o início de 2011 nos presenteou com o ingresso, por mérito, dos alunos da High School com maiores notas em provas, no projeto Parceria Solidária. Iniciado com um grupo de alunos de destaque nas exatas dando aulas de matemática, a proposta de trabalho com alunos da rede pública, foi ampliada também para inglês. Dez alunos da High School se revezam às sextas-feiras no período vespertino, dando aulas para alunos da Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão. Nesse projeto, além de contribuírem para a melhoria na formação de crianças que hoje estão no Ensino Fundamental II, nossos alunos estão tendo o privilégio de empreender e ampliar seus conhecimentos através de um projeto voluntário. Não há livro adotado, com isso, os alunos é que são os responsáveis pela elaboração da aula, confecção de material e condução dos trabalhos a partir de temas e abordagem sugeridos pela coordenação da High School.
Para finalizarmos, nossas congratulações aos alunos Gabriela Cardozo Rocha e Fernando Henrique Fontes dos Reis, formandos da High School em 2011, pelo destaque como melhores delegados recebido no Fórum FAAP realizado em São Paulo, no período de 21 a 24 de abril.
Os alunos da HS que participam do projeto Parceria Solidária:
1º I1
BIANCA TEIXEIRA LIMA
CAMILLA BORTOLINI CHAMOUN
MARIANA WERNERSBACH CHAGAS
1º I2
ALOYSIO ABDO SILVA CAMPOS
CAMILA CRIVILIN DE ALMEIDA
2º I1
JÚLIA GUERRA AMARAL
THAÍSSA VICTA TEIXEIRA
2º I2
BEATRIZ FRAGA DE FIGUEIREDO
LUCAS VITALI PIGNATON
RODRIGO BRÊTAS EMERICH NOGUEIRA
MARIA HELENA SALVIATO BIASUTTI PIGNATON · 30/04/2011 10h45Gostei Cristiano! Valeu!