Em extensão ao projeto “Matemática Solidária” (já objeto de abordagem neste site, dentro da Seção Responsabilidade Social), começa a pleno vapor o “Inglês Solidário” no Centro Educacional Leonardo da Vinci, com a parceria do Instituto Carlos Lindenberg e a chancela da American Chamber do Espírito Santo. A partir de 17 de abril, outra equipe de alunos do Da Vinci e o mesmo grupo do Aristóbulo Barbosa Leão estarão juntos desde as 11h45min até as 16h20min, compartilhando o almoço e posteriormente vivenciando aprendizagens de diferentes ordens (em 2 horas/aula de Matemática e 2 horas/aula de Inglês).
A proposta de incluir o Inglês neste programa de intercâmbio entre o Da Vinci e uma escola pública do entorno, assim que lançada aos alunos de melhor desempenho em nossa High School, foi prontamente acolhida. Utilizando o pouco tempo de que dispõem (ou arranjando espaços em sua apertada agenda), novos voluntários do Da Vinci, contando com a orientação do coordenador pedagógico da High School (Cristiano Carvalho), vêm pensando em objetivos e metodologias, traçando e discutindo planos de aula, preparando materiais didáticos , tudo para viabilizar uma formação valorosa para os estudantes da rede pública, visando à sua futura empregabilidade (principalmente no Setor de Serviços) e à apropriação de saberes que os façam lidar com a língua estrangeira como uma porta de acesso a novas possibilidades de vida.
É um trabalho de formiga que a longo prazo frutificará, para outras realidades sociais, em “cigarras-usuárias” do idioma atualmente considerado praticamente um código universal de comunicação.
As relações entre os dois pólos vêm se fortalecendo, criando laços e vínculos, trazendo uma sensação de pertencimento e intimidade. Do lado dos alunos do Da Vinci, o comprometimento do único tempo disponível que o Horário Integral lhes propiciava até então; do lado dos estudantes do Aristóbulo, o esforço pessoal e a disposição para o aprender.
Este projeto vem se firmando como a “menina dos olhos” de muitos que transitam por aqui (alunos, educadores, funcionários da área administrativa). Sempre há alguém espiando pelo vidro das portas das salas onde as aulas acontecem “de olhos compridos” e desejosos de lá estar.
Em consonância com o espírito do voluntariado educativo, o “Parceria Solidária” pretende ampliar seu leque de ações/iniciativas, seja para que não haja “mais samba no encontro que na espera”, seja para que os encontros com hora marcada (de samba e suor) tornem mais fácil o viver e estimulante o conviver.
MARIA AUXILIADORA VIEIRA CABRAL ABREU SODRÉ · 06/05/2011 11h26
Que orgulho fazer parte da equipe de Inglês do Da Vinci e poder acompanhar, mesmo que de longe, a trajetória desses alunos que fazem acontecer tão belo projeto. Apenas a partir de ações deste porte, corajosamente implementadas, é que poderemos vislumbrar um mundo mais justo. Parabéns!