10/05/2011 · por Victor Humberto Salviato Biasutti · Tags: Da Vinci
Nosso amigo José Mário Tironi enviou-nos em e-mail conclamando-nos, a todos, a fazermos TSURUS (?).
Aguçou-nos a lembrança de época em que os alunos do Da Vinci “dobraram” 1.000 TSURUS, enviados a Hiroshima, para serem depositados na Praça da Paz Celestial.
Revendo nosso site, chegamos à Notícia “Dia Mundial da Paz: em função de um mundo melhor”, escrita por nossa amiga e professora Ana Cláudia Nahas, em 04/10/2000, tempo em que éramos escola associada à Rede PEA–UNESCO. (Por 06 anos ocupamos a honrosa função de Coordenadores Regionais do PEA-UNESCO no Espírito Santo, prazo em que consideramos realizada e finalizada nossa missão naquele projeto).
Ao Tironi, agradecemos e recomendamos a leitura da Notícia do fim da página.
Mas, a partir da leitura de tal notícia de 2000, outra lembrança aflorou: recebemos carta de Hiroshima confirmando o recebimento dos TSURUS, com uma bela mensagem de PAZ. Essa carta, por sua importância, deveria também ter sido colocada no site. Mas, como nunca é tarde, agora o fazemos.
Buscando em nossos arquivos, localizamos a carta original, cuja transcrição, orgulhosos por nossa equipe e por nossos alunos, apresentamos a seguir.
“CIDADE DE HIROSHIMA 11/06/2001
Espero que esta carta os encontre no melhor de sua saúde e bem estar espiritual.
Gostaria de expressar minha gratidão pela ampla compreensão de paz que vocês demonstraram, enviando tsurus (pássaros de papel dobrado) para nossa cidade.
Seus pássaros de papel foram colocados no Parque da Paz, aos pés do Monumento das Crianças pela Paz, em uma estátua criada tendo em mente o espírito da paz, e para confortar as almas daqueles que foram tirados de nós pelo bombardeio atômico.
Junto com vocês, nós desejamos a abolição de armas nucleares e o estabelecimento de paz global, de forma que um evento trágico como esse nunca seja repetido.
Invistamos nossos esforços na realização de paz duradoura.
Vejam reportagem/filme da Rede Globo disponibilizada no Youtube:
MARIA AUXILIADORA VIEIRA CABRAL ABREU SODRÉ · 10/05/2011 22h13
Muito bom lembrar desse tempo, pois foi na aula de Inglês da então 1ª série I(atual 2° ano), que embrulhamos as caixas de tsurus. Recebemos em sala uma representante dos Correios, que explicou aos alunos o processo de fazer os tsurus chegarem a seu destino - o Parque da Paz, em Hiroshima.
PAULA PRETTI ESPINDULA DE OLIVEIRA LIMA · 11/05/2011 08h39
COMENTÁRIO DE JOSÉ MÁRIO TIRONI
"As Grandes Verdades jamais serão esquecidas pela Humanidade.
ENQUANTO TIVERMOS VOZ, FALAREMOS.
Divulgarei Amplamente a Ação Maravilhosa do Da Vinci."