Há manutenções pedagógicas no Da Vinci desde a fundação, a exemplo da visita às livrarias realizada com alunos do Fundamental I, que chega à sua 21ª edição em 2011. Isso não se dá por rotina ou vício de ótica, mas sim porque há construções de significados que superam as memorizações e conteúdos que se modificam/ampliam a cada ano.
A leiturização pressupõe leitura de mundo, que alcança diferentes níveis de competência, dependendo da faixa etária. Como parte desse processo, é necessário propiciar aos indivíduos leituras de conhecimentos acumulados em diversas fontes, dentre as quais o livro, que merece um capítulo à parte no currículo escolar.
O atendimento propiciado a todos os alunos de uma escola (na qual livros e materiais escritos compõem a principal fonte de aprendizagem) e a existência de bibliotecas específicas em sala de aula e da midiateca generalista já criam uma cultura interna de valorização do livro como objeto cultural. Mas é a excursão pedagógica às livrarias que o coloca como a “vedete do conhecimento”.
É o verbo do livro que nos transporta à imaginação e às viagens interiores, às elaborações intrapessoais, ao desenvolvimento das sensibilidades. Também esse mesmo verbo oferece ao leitor a possibilidade de acompanhar o já posto ou em construção nas Ciências, tão presente laboratório em nossas vidas.
Nossas “viagens” às livrarias são de curto percurso em quilometragem, porém longínquas quando adentramos nas páginas dos livros para conhecer diversas épocas da história, acompanhar os avanços da ciência, percorrer os labirintos da imaginação.
Participar deste projeto durante tantos anos e observar a evolução dos alunos na apreciação e seleção de títulos, especialmente neste momento em que a quantidade deles é infinitamente maior do que em anos anteriores (sem garantia de qualidade, sempre), é outra agradável viagem para os educadores que os acompanham no trabalho.
Antes da excursão propriamente dita, os alunos entram em contato com catálogos de editoras e fazem leituras de resenhas ou sinopses para antecipar suas escolhas. Após anotarem alguns títulos, rumam para as lojas de livros para lidar com profissionais preparados para receber o “cliente”.
É na visita de campo que os novos consumidores do produto em questão percebem que muitas de suas escolhas pouco se apresentam no mercado (diferentemente de outras mercadorias, que encantam os consumidores pela exposição em vitrines). E então passam a entender que o mercado do livro, assim como já ocorre com o mercado do disco, diferencia-se muito dos demais e que está em curso uma transformação histórica do processo de venda/comercialização (virtualmente), ao qual eles se integrarão com muito mais facilidade do que os adultos.
Independente disso, a excursão às livrarias continuará a acontecer enquanto “lojas de livros” mantiverem seu espaço no comércio de vendas com endereços reais, propiciando um contato com a leitura de mundo que o mundo virtual não abarca.
Leiam, a seguir, registros de relatos produzidos de próprio punho por alunos participantes, que ilustram a riqueza do processo como estímulo à reflexão, sistematização e socialização de saberes e aprendizagens.
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Aluna: Zahira Santos M. Cola - 5ºA
"Excursão à livraria
No último dia 24/03, nós alunos do 5ºA, realizamos uma Excursão Pedagógica à livraria Saraiva do Shopping Vitória, acompanhados da nossa orientadora educacional Zuleme e da professora Elaine, com o objetivo de aprender sobre a organização dos critérios aprendidos em sala, para escolher livros e conhecer novas obras, adquirindo pelo menos duas para o nosso acervo pessoal.
Ao chegarmos no local fomos recebidos pelo gerente Luiz que nos forneceu algumas informações sobre a história da Saraiva e sua organização.
No espaço Kids, local onde nos centralizamos, descobrimos que os livros são separados por faixa etária e por editora, em ordem alfabética. Já as outras obras são organizadas por gênero e também por ordem alfabética de sobrenome do autor e editora, porém fora do espaço Kids.
Ao selecionarmos as obras, fomos auxiliados pelos funcionários, que nos ajudaram indicando a seção dos livors solicitados, o que contribuiu para conhecermos novas obras. Além disso, a leitura da capa e da resenha-resumo, bem como as dicas da professora, foram essenciais para a compra do 'livro certo'.
Podemos avaliar positivamente a excursão, pois aprendemos sobre a história da Saraiva, trouxemos livros de boa qualidade para casa e aprendemos a lidar com o dinheiro. Porém, o ponto negativo foi que não havia livros de Lobato para todos. Mas tirando isso, a excursão foi maravilhosa, no final escolhi um livro que a orientadora achou e me deu com todo carinho, como sugestão para eu comprar."
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Aluna: Bárbara Menezes Milet - 4ºI-1
Questionada, pela professora, sobre quais são os critérios utilizados pela livraria Saraiva para organizar os livros, a aluna respondeu:
"A livraria Saraiva organiza os livros por faixa etária e área. Na seção infantil e infanto-huvenil os livros são organizados por editora e autor, já nas outras seções eles são organizados pelo sobrenome do autor ou por título famoso."