No dia 19 de maio de 2010, os alunos dos 5os anos do Ensino Fundamental participaram da Excursão Pedagógica a Vila Velha com o objetivo de propiciar a oportunidade do desenvolvimento de percepções in loco de como acontecem as alterações socioeconômicas em determinado espaço geográfico e num tempo histórico, dimensionando o papel do homem nessa transformação. Vila Velha foi escolhida devido ao fato de tratar-se da cidade que deu início a povoação espíritossantanse.
Os estudantes visitaram o museu Homero Massena, a Igreja do Rosário – localizados na Prainha, o 38º Batalhão de Infantaria, o Convento da Penha, da onde puderam observar os espaços de ocupação urbana dos municípios de Vila Velha e Vitória. Tudo com o intuito de garantir o desenvolvimento da percepção sobre o acontecimento das alterações socioeconômicas no tempo, dimensionando o papel do homem histórico.
No bairro da Prainha, observaram a arquitetura do local e a composição do bairro – se é residencial ou comercial, antigo ou modernizado. No Convento da Penha, as crianças observaram o estilo arquitetônico, os dados históricos e as obras de Benedito Calixto e no 38º Batalhão de Infantaria o objetivo era que os alunos tomassem conhecimento dos dados históricos do local, de como era a Vila Velha antiga, e a atual função exercida pelo Batalhão.