Disciplina Diversificada ES: Aqui é meu lugar. Uma pequena reflexão sobre as nossas raízes
Um momento, um encontro com o nosso passado, uma reflexão sobre as dificuldades vividas pelos primeiros imigrantes que, a partir do século XIX, aceitaram o desafio de atravessar o atlântico rumo ao desconhecido e fazer de um estado até então modesto e pouco habitado, um novo lar.
No mês de maio teve início a Disciplina Diversificada "ES: Aqui é meu lugar", que tem como foco de estudo a formação cultural e a composição populacional do Espírito Santo. O primeiro encontro foi marcado pelo levantamento da origem dos alunos participantes, o que confirmou o mosaico de etnias que compõe a população capixaba. Os estudantes do projeto buscaram informações sobre as suas famílias, praticando um diálogo de pesquisa com os pais e avós, “garimpando” fotos antigas e outros documentos que registrassem as origens familiares. Depois compartilhamos as histórias e os documentos pesquisados em sala de aula, numa pequena exposição de contemplação do passado.
A aluna Lara Yolandda Calmon Abreu Pereira, nos presenteou com o diário de bordo de seu tataravô Guilherme Augusto Calmon, que emigrou de Portugal no início do século XX. O diário relata detalhes da cansativa viagem, os objetos por ele trazidos, a percepção da chegada e as incógnitas de uma nova vida, num lugar tão distante de sua pátria. Outros alunos também contribuíram com documentos e fotos de famílias italianas e alemãs. Foi o caso de Mariana Wernersbach Chagas, que preparou um power point ilustrando a saga de sua família da Alemanha até Domingos Martins.
A história viva em nossas mãos e a possibilidade de uso da imaginação/interpretação individual por meios de relatos históricos, são fatores primordiais que nos levam a refletir sobre o que fomos, o que somos e o que pretendemos ser enquanto pessoas e sociedade. Nossa “busca” continuará por mais seis encontros.