Inseridas no currículo do Ensino Médio do Da Vinci, as Disciplinas Diversificadas abordam temas contemporâneos e envolvem aprendizagens em várias áreas do conhecimento, mantendo um vínculo permanente entre os saberes institucionalizado e circulante.
Enriquecendo a proposta da disciplina "Espírito Santo: aqui é o meu lugar", proporcionada pelo professor Joelmo Costa, recebemos no dia 08/06, para um encontro com os alunos das 1
as séries, a pesquisadora e escritora capixaba Sandra Gasparini.
Tendo como tema principal de sua fala "Aspectos da Imigração e Cultura Italiana no Espírito Santo", Sandra expôs aos alunos toda a história dos imigrantes, desde a origem das razões para o êxodo oriundo da Itália a partir das últimas décadas do século XIX.
A palestra foi bastante ilustrada, através de documentos, bonecos com roupas típicas, música italiana e até algumas guloseimas tradicionais, como mentiras e biscoitos. Sandra trouxe ainda alguns aspectos pitorescos que aguçam a curiosidade dos alunos, já bastante participativos, como por exemplo, o nome do navio que trazia os imigrantes (La Sofia), a duração da viagem de 45 dias (hoje impensável para uma geração de alunos habituados ao mundo moderno) e até nome de quem agenciava estas viagens, que ainda hoje é um sobrenome conhecido. Certamente, foi um encontro produtivo e prazeroso.
Em continuação, 30 alunos viajarão para Santa Teresa na próxima semana, para um aprofundamento dos estudos sobre a imigração italiana e também para entregar ao prefeito e aos vereadores uma Carta de Intenção, através da qual o Da Vinci oferecerá à sociedade o seu interesse e empenho para a criação do Museu de Cultura Italiana na cidade.
Já mantivemos reuniões com o Prefeito Gilson Amaro, que envidará esforços para a concretização da instalação.