Manhã de quarta-feira, 15 de junho de 2011.
As aulas vão começar e, junto com elas, atividades fora das salas, mas dentro de aulas, também vão ser iniciadas.
No contexto das Disciplinas Diversificadas três ônibus partem para Santa Teresa com cerca de 90 alunos das 1
as séries do Ensino Médio, para vivenciar situações da vida real, quando serão alunos, professores, palestrantes... cidadãos.
Na disciplina “Sexualidade: Fatos e Mitos”, coordenada pelo professor Paulo de Tarso, os alunos do Da Vinci cumprirão duas jornadas na escola Ethevaldo Damazio, onde, com os estudantes teresenses (dos 9os anos do Ensino Fundamental) discutirão, em dois períodos (das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30), temas sobre sexualidade na adolescência. Durante o encontro acontecerão palestras e dinâmicas, que resultarão em troca de conhecimentos entre jovens de duas cidades, com diferentes realidades, mas com as situações similares que lhes impõe a adolescência.
Na disciplina “Ecocidadania”, coordenada pelo professor Vinícius, os alunos visitarão o Museu de Biologia Mello Leitão e o Orquidário Teresense, e tratarão de conservação de espécies e impactos ambientais. No Museu, os próprios alunos apresentarão palestras sobre o bioma, Mata Atlântica, Augusto Ruschi e espécies em recuperação.
Na disciplina “Espírito Santo: aqui é o meu lugar”, coordenada pelo professor Joelmo, os alunos irão tratar sobre a história da cidade, influência da imigração italiana, arquitetura e outros aspectos da cidade/município, realizando um programado roteiro cultural.
Os alunos entregarão aos administradores do município, na Câmara dos Vereadores, uma Carta de Intenção para a montagem do Museu da Cultura Italiana, em parceria com a Prefeitura da Cidade.
Junto, uma sugestão de organização das salas de exposição do acervo, etc.
Antes destes estudantes que estão partindo para Santa Teresa, outros 30 alunos dos 6
os anos embarcaram em voo rumo a Belo Horizonte, de onde partirão para Matozinhos, Sete Lagoas, Cordisburgo, onde observarão pinturas rupestres com estimados 8.000 anos, as Grutas do Maquine e Rei do Mato, o Museu Casa Guimarães Rosa e pontos da capital mineira: Igreja de São Francisco e outras construções do complexo arquitetônico da Pampulha e o Palácio das Artes.
Outro grupo de mais 30 estudantes parte amanhã para cumprir o mesmo roteiro.
Pinturas rupestres da região de Cerca Grande, Matozinhos