No dia 25/04, teve início nas turmas de Infantil IV o projeto Jogos e Brincadeiras. Com objetivo de despertar o interesse, a curiosidade e envolvimento das crianças, foi apresentada a tela de Pieter Bruegel - “Jogos Infantis”, que retrata várias brincadeiras da época (1560). Nessa pintura, as crianças puderam observar e reconhecer algumas brincadeiras como: Cinco Marias, Cadeirinha do rei, Perna de pau... Assim, fizemos um paralelo com as brincadeiras de hoje. Chamou a atenção do grupo o fato de na tela as crianças terem um “semblante triste”. Comentaram: “Por que eles estão tristes?”, “Eles estão brincando, deviam estar bem felizes ... ”.
Em seguida, fizemos uma lista de brincadeiras atuais, conhecidas das crianças. A partir daí, foram planejadas para serem desenvolvidas durante o projeto, fazendo uma “ponte” com o conteúdo escolar da série.
Um dos jogos trabalhados foi o boliche. Iniciamos conversando sobre as regras e o material necessário. Em seguida, realizamos a brincadeira e, à medida que cada criança jogava, contava e registrava os seus pontos. Ao final, observando a tabela, somamos os pontos de cada um nas duas rodadas e comparamos os resultados: quem fez mais, menos e a mesma quantidade de pontos. Perceberam, também, que é preciso ficar atento à direção dos pinos e controlar a força para conseguir derrubá-los.
Dando continuidade aos estudos, através de pesquisa, descobrimos que a bola é um dos materiais/recursos mais utilizados na realização das diferentes brincadeiras infantis. Dessa forma, combinamos que cada criança traria de casa uma bola para a realização de uma recreação.
Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando à criança desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.
On the English side of the bilingual program they have been introduced to the vocabulary for the games and sports: soccer, American football, baseball/tee-ball, tennis, relay races, riding bikes, freeze dance, bowling, basketball, hot potato, kickball, and musical shapes (a spin-off of musical chairs). We have gone into depth within four of the above mentioned games.
We began our “Playing Games” unit with relay races, where the children experienced sportsmanship and being part of a team. Their gross motor skills were put to use, as they had to hop on one foot, skip, walk backwards, and do the crab-walk. Tee-ball they have played a number of times in their physical education class, and as a class we play our rendition of tee-ball: kickball. Riding bicycles appears to be one of the favorites, where each child rides the pedal-less bicycles we have here at Da Vinci in a different style.
We are soon to begin “musical shapes,” which holds the rules of “musical chairs” but with an English vocabulary emphasis on recognizing shapes and colors. With each game we play students participate in healthy competition and cheer each other on to victory. They improve their English vocabulary and conversation while having fun and following the rules of each game. Infantil IV has been able to take pleasure in the structured joy of life: “Playing Games,” and all while practicing English!