Como parte do planejamento do Projeto Empreendedor Da Vinci, no dia 21 de Junho, os alunos da 1ª série I1 e I2 participaram de uma palestra com o consultor empresarial Rogério Madureira, especialista de Gestão de Recursos Humanos. O foco desse encontro foi abordar com os alunos habilidades e competências para o mercado de trabalho, destacando como são os processos seletivos aplicados às empresas.
Rogério iniciou sua palestra compartilhando um pouco de sua experiência de vida, quando decidiu e como fez para estruturar seu empreendimento de consultoria empresarial Conexxo, destacando com os alunos aspectos atitudinais de um empreendedor. Aproveitando esse momento, o palestrante trabalhou uma dinâmica de grupo com cinco alunos voluntários, cada um com uma missão de montar uma equipe de trabalho escolhendo outros cinco colegas, justificando suas escolhas.
Os assuntos abordados durante a palestra foram direcionados à construção do futuro, como o sonho da carreira profissional, as metas para alcançá-los e o grande desafio de fazer da carreira uma parte da tão sonhada qualidade de vida.
Ao discutir sobre os processos de seleção aplicados nas empresas, novamente alguns alunos foram convidados para uma dinâmica, uma brincadeira da infância conhecida como Escravo de Jó, em que se destacou a importância dessas práticas nos processos seletivos. “O candidato provavelmente chegará na avaliação com um bom conhecimento específico de sua área, então nosso objetivo é tirá-lo da zona de conforto e explorar suas habilidades, trabalhar com o inesperado”, disse Rogério. Com uma simples brincadeira, foi possível elencar várias características dos alunos como, por exemplo, espírito de liderança, a habilidade de articulação, a organização, a insegurança e a facilidade de aprender.
Assim, encerrando esse momento, Rogério destacou que uma vida com qualidade é a integração harmoniosa entre o lazer, a família e o trabalho, ou seja, sua profissão deve compor a receita para uma vida saudável.
Como sabiamente disse Fernando Dolabela, em seu livro Pedagogia Empreendedora:
“A necessidade de aumentar a capacidade empreendedora não é apenas resposta à retração atual do nível de emprego, mas decorrência direta de novos padrões de ralações sociais e políticas que incluem o mercado, mas não se limitam a ele.”Empreender é um processo essencialmente humano, com toda carga que isso representa: ações dominadas por emoções, desejos, sonhos, dúvidas e valores, observadas claramente em nossos alunos. Compreender a importância de ter objetivos, estabelecer metas e planejar são práticas que, mesmo realizadas de modo singelo, auxiliam os alunos no que podemos considerar o ponto principal do projeto, o processo de construção do futuro.
Vale a pena ressaltar que o Projeto Empreendedor Da Vinci terá continuidade no segundo semestre, com as turmas das 1
as séries I1 e I3.