No dia 29/06 os alunos da Disciplina Diversificada “Todo Brasileiro é Louco por Carro” encerraram seu trabalho em grande estilo, abordando os diversos sujeitos que compõem o trânsito na rua da escola. Na campanha, cada pessoa abordada recebia um adesivo (mostrado a seguir) e o mesmo era colocado no carro a par dos objetivos da mesma:
- destacar o estado caótico que se encontra o trânsito em Vitória, a partir de uma abordagem local;
- enfatizar a necessidade de se priorizar a coletividade em detrimento da individualidade como ação fundamental para minorar o caos no trânsito
- priorizar a abordagem aos motoristas destacando o tempo de interrupção do trânsito causado por cada embarque/desembarque de alunos (cada um de nós faz parte do problema e da solução).
Aqueles que foram abordados reagiram de maneira muito positiva, ouvindo os alunos, colocando os adesivos em seus carros e se comprometendo a contribuir também nessa ação coletiva de melhoria do trânsito.
Campanha no trânsitoVICTOR HUMBERTO SALVIATO BIASUTTI · 06/07/2011 13h41É preciso a colaboração de todos para minimizar a situação do trânsito. O crescimento do problema tem velocidade maior do que as possíveis soluções, que são demoradas. Colaborar com os pedestres, e esses com o fluxo dos veículos; não parar sobre as faixas; estacionar em locais permitidos...
E no caso do embarque e desembarque, motoristas e passageiros devem fazer de forma bem ágil, evitando interrupções no fluxo.
CRISTIANO BEZERRA DE CARVALHO · 06/07/2011 17h11João e alunos,
Penso que há muitas formas de se medir o grau de civilidade e desenvolvimento de um povo. O trânsito é uma delas. Sermos incomodados pelo trânsito pouco civilizado de nosso país é o começo de um processo de melhoria. Investirmos na conscientização de quem está próximo, como vocês fizeram, é mais um degrau nessa escada evolutiva.
Parabéns a todos envolvidos nesta iniciativa.