Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Diversificada
13/07/2011 · por Vinicius Santos · Tags: Disciplinas Diversificadas


Como parte do planejamento da Diversificada “Minha Cidadania é Ecológica”, os alunos da 1ª série, que cursaram a disciplina, visitaram o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa. A visita possibilitou aos estudantes uma experiência in vivo com a biodiversidade da Mata Atlântica e os aspectos característicos desse ecossistema presente no Município.

       
Durante a trila feita pela área externa do Museu, orientada por monitor, realizamos algumas paradas a fim de observar e conhecer a composição florística e faunística da Mata Atlântica

Tivemos a oportunidade de encontrar algumas espécies de animais que caracterizam a fauna do Estado, mas que hoje infelizmente compõem a lista de espécies ameaçadas de extinção, principalmente devido às práticas de desmatamento ilegal. Durante o percurso pelo parque, os próprios alunos apresentaram sobre essas espécies, bem como sobre o histórico do Museu e a Casa Augusto Ruschi. Sob a orientação de um guia do parque, os alunos conheceram parte dos projetos desenvolvidos por pesquisadores como, por exemplo, o Projeto Pegadas, e em destaque os projetos de conservação de Augusto Ruschi.

      
Visita ao ofidiário, conhecendo as espécies de serpentes encontrados no Estado bem como sua importância ecológica no controle populacional de outras espécies

     

     
Apresentação dos alunos sobre as espécies presentes no parque e sobre o histórico do Museu e Casa Augusto Ruschi


É importante destacar que o Ministério da Cultura concordou com a transferência do Museu de Biologia Professor Mello Leitão para a pasta da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, no último dia 18, e segue para efetivação na Casa Civil da Presidência da República.  A transferência irá possibilitar a transformação do Museu em Instituto Nacional de Pesquisa de Biodiversidade da Mata Atlântica, tendo por objetivo principal tornar o local um centro de referência em pesquisas sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. A ideia é ampliar o leque de pesquisas ambientais numa relação de parceria envolvendo, principalmente, a academia e outras instituições de pesquisa de todo o mundo.

Após o almoço visitamos o Vale do Canaã, contemplando uma linda visão da Mata Atlântica bem como os impactos ambientais observados. Os fragmentos de mata em meio aos eucaliptais, as culturas de café e de hortaliças e os córregos nas proximidades, permitiram aos alunos uma visão crítica em relação à importância do Código Florestal e os problemas relacionados à mudança do mesmo – principalmente, a proposta de redução das áreas de conservação permanente.

  

 
Observação dos fragmentos de Mata e análise dos impactos ambientais vistos do Vale do Canaã

Saindo do Vale, fomos ao orquidário Trevo Teresence, aprendemos sobre o manejo e reprodução de orquídeas, um dos grupos mais estudados por Ruschi. A proprietária Sônia apresentou para os alunos a diversidade de orquidáceas e como é feito a reprodução dessas espécies, algo aparentemente simples, mas que necessita de morosos sete anos, em média, para ocorrer desde a germinação das sementes até a floração.


    
Visita ao Orquidário Trevo Teresence, aprendendo um pouco sobre o manejo e reprodução das orquídeas


Com isso, concluímos esse trabalho da Diversificada fisicamente cansados por conta das atividades desenvolvidas, porém, satisfeitos em conhecer parte da imensa biodiversidade presente em nosso Estado e refletindo sobre práticas simples, mas que somadas manifestam um grande efeito a favor da conservação.


Turma diversificada Minha Cidadania é Ecológica 2011

Exercer a cidadania, indo além dos aspectos meramente legais do conjunto de direitos e de deveres, é partilhar e dividir com todos os indivíduos o poder de decisão sobre a produção e consumo de bens materiais e culturais de interesse comum a toda a humanidade. O sujeito consciente de sua missão social é o sujeito igualmente consciente de sua missão ecológica, de sua responsabilidade com todos os outros seres. Nosso objetivo não é formar “ecochatos”. Para aplicar práticas simples de preservação, para a sensibilidade às causas ambientais, não é pré-requisito ser graduado em Ciências Biológicas ou cursos afins, não é necessário ser ambientalista, nem ter uma ONG para isso, basta assumir sua cidadania e exerce-la em plenitude.





JÚLIA GUERRA AMARAL · 14/07/2011 21h05
Adorei ter participado da diversificada "Minha cidadania é ecológica" no ano passado e ainda espero que as mudanças que propusemos à escola ao final do projeto, para que ela se torne cada vez mais consciente ecologicamente, sejam postas em prática!!



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br