Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Entrevista com alunas que foram à Alemanha
09/08/2011 · por Paula Pretti · Tags: Línguas Estrangeiras

As alunas Monique Frank de Vasconcelos e Amanda Verjovsky Pessoti viajaram para a Alemanha, em julho de 2011, para participar de estudos da língua alemã, dando continuidade ao curso iniciado no Da Vinci em agosto de 2009.

O intercâmbio, totalmente custeado pelo Institut Goethe - representante do Governo Alemão através do projeto "Escolas - uma parceria para o futuro"-, tem o objetivo de enriquecer o conteúdo acadêmico e cultural dos alunos.

A seguir entrevista com as impressões e experiências vividas pelas alunas durante os 21 dias na Alemanha.


1- Vocês estudam alemão no Da Vinci desde quando?
Monique: Eu estudo a língua alemã no Da Vinci desde que o curso foi aberto para os alunos, em agosto de 2009.

Amanda: Estudamos a língua alemã no Da Vinci há 2 anos. Começamos em agosto de 2009.

2- Em que cidade Alemã vocês ficaram?
Monique: Nós ficamos em um vilarejo chamado Oppurg. O lugar é muito bem cuidado, mas muito pequeno e por isso não era considerado uma cidade e sim um vilarejo.

Amanda: Ficamos em Oppurg, que é muito pequena pra ser considerada uma cidade.



3- Como foi a Viagem? Acharam que valeu à pena?
Monique: A viagem foi muito boa, a gente aproveitou demais, conheceu muitas pessoas legais de diferentes culturas e também conhecemos muitas coisas novas, além do maior contato com a língua alemã. A viagem com certeza valeu muito à pena, pois a gente estando com pessoas que só falam alemão fez com que nós utilizássemos mais e aprendêssemos coisas novas. Além disso aprendemos a nos virar sem ajuda de nossos pais para pedir tudo pela gente.

Amanda: A viagem foi sensacional. Não conseguimos descrever como foi tudo que passamos, nos faltam palavras. Valeu muito à pena passar esses 21 dias lá, mesmo que perdendo o período de provas e férias, nada poderia ter sido melhor do que nossa estadia.

4- Conte-nos um pouco sobre a rotina que vocês tinham na Alemanha (aulas, refeições, outras atividades, noites...)? 
Monique: Nós acordávamos por volta de 7h30min para nos arrumar para ir tomar café às 8h. Às 9h começavam nossas aulas e às 10h30min tínhamos uma pausa de 30 min para lanche. Às 11h voltávamos para aula. Às 12h30min acabava nossa aula e íamos almoçar. A comida era boa, mas algumas vezes a gente não gostava muito. À tarde sempre tínhamos alguma coisa diferente para fazer como ir ao parque aquático, jogar futebol ou vôlei, fazer caminhadas, passear por alguma cidade ou, às vezes, tínhamos a tarde livre, quando podíamos viajar sozinhos para outras cidades. Tínhamos que estar de volta no castelo no máximo ate as 21h para nos arrumar, pois às 22h tínhamos reunião para conversar sobre como foi o dia e para nos informarem o que iríamos fazer no outro dia. Dormíamos às 23h. Nos domingo a gente tinha o dia livre e alguns dias da semana fazíamos viagens para cidades mais distantes, o que durava o dia inteiro. Algumas noites nós tínhamos “disco” ao invés da reunião. Era muito bom!

Amanda: Às 7:30 abria o refeitório no qual fazíamos todas nossas refeições. Aproximadamente às 8 horas chegávamos lá para tomar nosso café da manhã, e às 9 horas nossa aula começava. Tínhamos uma pausa de 30 minutos, mas fora isso ficávamos estudando até 12:30. A partir daí almoçávamos e a tarde tínhamos diversas atividades, às vezes opcionais (como ir com um pequeno grupo de amigos junto com os monitores a um parque aquático) ou ainda o Projekt Unterricht, que é uma aula de dinâmica variada em cada sala, como a Mídia no dia de hoje, automobilística, etc. À noite podíamos ter churrasco, fazer fogueira ou ir à discoteca do castelo mesmo, sempre muito variado. Mas nosso jantar seguia religiosamente o horário de começar as 18:30 e ir até as 19:30. Todo dia tínhamos uma reunião com nossos monitores para perguntar sobre nosso dia, se tínhamos alguma dúvida e enfim às 22:30 íamos dormir.


Caminhada de 8km

5- Como foi conviver com pessoas de culturas tão distintas? Conheceram colegas de diferentes nacionalidades? Quais nacionalidades?
Monique: Todas as pessoas eram muito legais, nós nos dávamos muito bem com todas elas e aprendemos a conviver com as culturas deles e eles aprenderam a conviver com a nossa. Essa experiência foi muito boa, pois fizemos amizades que podem durar para sempre. Eu nunca imaginei que eu poderia conhecer alguém da Sérvia, Bósnia, Ucrânia, Nicarágua, Tajiquistão, Ruanda, Marrocos, Irã e Finlândia e ficar tão amiga delas.

Amanda: Na minha opinião, foi a melhor experiência da viagem conhecer pessoas de diferentes culturas. Com elas conseguíamos contar um pouco dos nossos costumes, da nossa cultura, assim como aprendíamos as delas. Além disso, havia uns que não sabiam falar a língua inglesa, então obrigatoriamente falávamos em alemão com esses. Dentre eles pode-se citar de nacionalidades do Tadjiquistão, Ruanda, Finlândia, Marrocos, Nicarágua, Sérvia, Bósnia, Ucrânia e Irã.

6- Foi possível iniciar novas amizades, a nível mundial?
Monique: Conseguimos fazer muitas novas amizades com o pessoal que esteve lá conosco. Nos falamos todos os dias pelo chat do Facebook ou pelo Skype, até criamos um grupo no facebook e todos os dias todo mundo posta algo sobre a viagem e todos comentam.

Amanda: Com certeza ficamos amigas de muitas pessoas do mundo todo. Aliás, mantemos contato com eles todo dia, através do Facebook


Monique e Amanda com os alunos da Croácia

7- Como foi a comunicação em alemão?
Monique: No início foi um pouco estranho porque nós nunca estivemos tão perto da língua alemã como estivemos lá, mas logo depois já nos acostumamos e falamos bastante alemão, com isso aprendendo novo vocabulário.

Amanda: De primeira vez, foi um pouco assustador ter que falar tudo em alemão com quem quer que estivesse ao nosso lado, deixando de lado os brasileiros. Mas com o tempo nos familiarizamos com a língua e a comunicação se tornou mais fluente.

8- Como eram as aulas?
Monique: As aulas eram dividas em duas partes com 1h30min cada. Todo dia nós aprendíamos coisas novas e fazíamos atividades interativas para que as aulas não fossem entediantes. O método da aula era muito legal e muito parecido com o que os professores de alemão do Leonardo Da Vinci usam em suas aulas.

Amanda: A dinâmica da aula era muito boa, era trabalhada desde a parte histórica da Alemanha, comunicativa, gramática, até a literária.


Todos os alunos

9- O que foi mais interessante na viagem?
Monique: Além do maior contato com a língua alemã, foi poder conhecer novas culturas e fazer amizades que poderão durar a vida toda! Além de conhecer cidades com histórias muito interessantes que nos ajudarão em matérias futuras.

Amanda: Definitivamente o contato com pessoas do mundo inteiro que dividem com você o conhecimento de uma língua, foi o que considero o mais interessante na viagem. Poder conhecer novas culturas, costumes, foi realmente muito bom.

10- Vocês pretendem continuar estudando alemão depois de terminarem o estudo no Da Vinci?
Monique: Com certeza! A língua alemã para quem não conhece parece difícil mas depois que você a conhece melhor acaba adorando-a. Além do mais o alemão ajudará no nosso futuro, pois os alemães são muito avançados em tecnologia e eles estão promovendo muito a língua deles, com isso, no futuro, o alemão poderá ser uma língua muito mais falada.   

Amanda: Eu, Amanda, tenho planos de pós formação na Alemanha, portanto pretendo sim continuar o estudo do alemão mesmo depois de terminar o curso no Da Vinci.



11- Como enxergam o domínio dessa língua em relação ao mercado de trabalho? É um facilitador? É importante?
Monique: A Alemanha é um país muito desenvolvido tecnologicamente e esta promovendo muito sua língua. No futuro acho que saber falar alemão irá facilitar muito na busca de emprego, por isso que é muito importante.

Amanda: Atualmente o mercado de trabalho alemão é muito vasto e desenvolvido, portanto com o conhecimento da língua muitas portas podem ser abertas para quem quer seguir algum curso em que o país tenha domínio, como a engenharia, tendo um grande diferencial de outras pessoas que podem não ter tal conhecimento.


Festa das nações

12- Que impressão trouxeram do país?  
Monique: Antes de ir para Alemanha achava um país triste por causas das guerras que aconteceram lá e achava que as pessoas não seriam muito educadas, porém quando cheguei meu conceito de Alemanha foi totalmente modificado. A Alemanha é um país muito bonito, alegre, e as pessoas são muito educadas e sempre tentam te agradar.

Amanda: Previamente eu tinha uma impressão de que o país não era dos mais acolhedores. Porém, com o passar do tempo lá percebi que essa impressão foi gerada pelo desejo de cumprimento da ordem por parte dos alemães, sem contar que também achei as pessoas do país bem acolhedoras.


Viagem com o Pasch para Erfurt

13- Qual a impressão de vocês sobre o curso oferecido no Da Vinci?
Monique: Os métodos utilizados no Da Vinci são muito bons e são muito parecidos com os utilizados na Alemanha, todas as brincadeiras, atividades, filmes e jogos a gente já havia feito com os professores de alemão do Da Vinci.

Amanda: A dinâmica das aulas no Da Vinci está diretamente voltada ao curso intensivo oferecido pela bolsa. Nas aulas da escola, todo o conteúdo e planejamento didático da aula é bastante voltado para um aprendizado rápido, prático e fluente, muito semelhante com o existente no da Alemanha.

14- Que pensamento deixam para os colegas que ainda não fazem alemão? Vale à pena? Vocês aconselham?
Monique: O alemão é muito importante para nosso futuro, por isso acho que vale muito à pena fazer alemão, além disso, o alemão irá abrir novas portas em nossas vidas. A viagem é muito legal e até hoje foi a melhor que já fiz na minha vida, e gostaria que mais pessoas tivessem a chance de fazê-la porque sei que todos irão adorar!

Amanda: Recomendo muito o estudo do alemão no Da Vinci, pois foi uma experiência muito rica tanto cultural quanto didaticamente, além do fato de que as aulas estão sendo muito bem direcionadas ao foco da bolsa.




JOKSOELIA DE SOUZA · 09/08/2011 15h30
Parabéns Amanda e Monique, pelo rico aprendizado, é emocionante ter alunas como vocês!

Suellen



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br