Em mais um momento enriquecedor ao currículo dos alunos, o Da Vinci organizou a participação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio, no Seminário Inovar para Competir.
Realizado neste dia 9 de agosto, no Golden Tulip Vitória Hotel, o evento foi organizado pela Vieira Rosemberg - Consultores Associados - que também foi quem convidou nossos alunos. A participação no evento foi somente para convidados, não houve cobrança em dinheiro pelo ingresso, mas cada participante levou 1 kg de alimento não perecível para o Asilo dos Velhos de Vitória. Engajada na causa desta instituição há 28 anos, a Dep. Estadual Luzia Toledo recebeu as doações simbolicamente no evento, e em sua fala, ressaltou a importância da presença de nossos alunos. Segundo a Deputada "é raro presenciar jovens nestes eventos, destinados ao público de Executivos. Só mostra que o Leonardo da Vinci é uma escola de 1º mundo, com alunos diferenciados."
Os alunos participantes foram selecionados de acordo com seus interesses profissionais já demonstrados pelas escolhas quanto aos cursos que pretendem seguir nas universidades e acompanhados pelo Diretor da Escola Victor A B Pignaton e pelo Assessor de Comunicação Hanna Biasutti Chequer, o grupo de alunos esteve nas palestras proferidas por Marcos Prado Troyjo, Luiz Eduardo Serafim e Cezar Taurion.
Marcos Prado Troyjo é diplomata, tendo ocupado nos últimos 20 anos diversas funções de destaque nos campos da educação, mídia, convergência tecnológica e comunicação empresarial. Em sua apresentação, foi apresentado ao público um "novo conceito" para a inovação, baseado em sua interpretação de que é necessária uma "auto-destruição" de um produto, ou de uma empresa, antes que haja esta destruição provocada por agentes mercadológicos externos, para deste cenário surja uma inovação planejada. Como exemplo, Troyjo citou o caso da Amazon, que se tornou a maior livraria do mundo, vendendo on-line e entregando os livros em casa. Quando da explosão da venda de livros on-line, ao invés de perder mercado, a empresa inovou, lançou o Kindle, e hoje continua sendo a maior livraria do mundo, mesmo que este passo venha ocasionar a "destruição" do mercado de livros "tradicionais". Também fez uma transposição interessante deste conceito para a formação dos alunos, defendendo que o processo de infância e adolescência, supostamente tidos como período de estudos, será cada vez mais prolongado, em busca de mais conhecimento, mais especialização, proporcionais às capacidades individuais de "auto-destruição" e "reinvenção".
Luiz Eduardo Serafim é administrador de empresas, professor e publicitário, atualmente atuando como gerente sênior de marketing da 3M do Brasil. É responsável pelas áreas corporativas de Comunicação, Planejamento Estratégico, e-business e Serviços ao Consumidor. Em sua fala, como ponto mais marcante, os alunos puderam conhecer um pouco da trajetória da 3M, sua cultura voltada incessantemente para a inovação e criação de novos produtos, e como esta cultura organizacional permeia a política de recursos humanos da multinacional.
Cezar Taurion é economista de formação e profissional/estudioso da Tecnologia da Informação desde dos anos 70. É o atual Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM do Brasil, além de autor de diversos livros sobre o tema. Em sua fala, também ressaltando a necessidade de criar e inovar dentro da IBM, Taurion apresentou a influência das redes sociais e das novas tecnologias nos processos de concepção e desenvolvimento dos novos produtos IBM.
Ao final do evento, o Diretor da Vieira & Rosemberg Consultores Associados, Clóvis Viana, em sua fala de agradecimento, mais uma vez ressaltou a presença dos alunos da Escola, já deixando aberto o espaço para futuras participações.
Certos de que este foi um momento muito enriquecedor para os alunos, agradecemos ao Sr. Clóvis Viana pelo convite.