No dia 16/08/11, os alunos dos 8
os anos do Ensino Fundamental visitaram a Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Santa Cruz, atividade coordenada por Zuleme Cruz, Orientadora Educacional do Da Vinci.
A atividade faz parte de um projeto da Orientação Educacional, contextualizado às homenagens prestadas à Augusto Ruschi e aos estudos dos alunos, que busca, primordialemente, mostrar aos alunos o movimento de preservação de um ideal, neste caso familiar, através de gerações.
A Estação é administrada por André Ruschi, filho de Augusto Ruschi, que foi quem recebeu nossos alunos, acompanhou a visita e nos explicou sobre diversos aspectos presentes naquele local. Também fomos recebidos por sua filha, oceanógrafa, que participa ativamente deste movimento familiar, iniciado lá em Santa Teresa, por seu avô.
A parte da manhã foi dedicada à observação do ambiente marinho, em praia de Santa Cruz (Espírito Santo), situada na região da Estação. Antes da partida para o mar, André forneceu explicações aos alunos sobre o que seria visto, como é preservado, etc.
Os alunos puderam observar os minerais da região e saber mais sobre sua formação, viram animais e vegetais
in loco, vivos, além das conchas em seus diversos formatos, casas já abandonadas por seus moradores. A cada novo animal, vegetal ou formação mineral interessante, os alunos ouviam informações e estabeleciam-se “diálogos científicos”.
Com a maré baixa, facilmente são encontrados representantes de diversas espécies. A anêmona permitiu que os alunos observassem a forma como ingere a alimentação. Diversos animais que ocorrem naquele habitat foram motivo de observação pelos alunos que participaram ativamente dos estudos.
Foi uma rica oportunidade para que os alunos vivenciassem outra perspectiva quando ao aprender. Lidar com as dimensões da contemplação, sensibilização e experimentação, tão caras ao Patrono da Ecologia, e simultaneamente tão distantes do quotidiano dos alunos conteporâneos, foi um desafio.
As formações rochosas e suas composições também foram temas abordados por André Ruschi.
Os alunos caminharam na areia, nas pedras, na água...
Retornando do mar, os alunos visitaram Museu da Estação e dali, o grupo seguiu para visitar a mata. Logo no início da visita os alunos se depararam com um Guanadi, a primeira madeira de lei do Brasil; e a algazarra dos beija-flores que ali acontecem em grande quantidade, juntos com outros pássaros e aves em torno da água com açúcar.
O dia foi absolutamente rico em aprendizagens, laboratório, contatos, aperfeiçoamento de conceitos de preservação e de melhor qualidade de vida para todos do planeta.
estação biológicaMARIA AUXILIADORA VIEIRA CABRAL ABREU SODRÉ · 18/08/2011 12h55Tive a portunidade de acompanhar as turmas dos 8º anos I nesta viagem e fiquei encantada não só com a participação ativa dos alunos nas aprendizagens do dia, como também na relação de companherismo e amizade que claramente pude perceber no grupo. Foi um dia de muitas descobertas interessantes. Valeu!