No dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, mas para a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental do Da Vinci o dia de comemoração foi em 24/08. Alunos entusiasmados, todos com legumes/verduras em mãos, esperavam a chegada de Pedro Malasartes e Jurema para o preparo da famosa Sopa de Pedra, uma fábula famosa do Folclore.
Após conversa com Pedro Malasartes e Jurema, as crianças colocaram seus legumes/verduras numa grande panela para a feitura, juntamente com água e pedras, da sopa, e cantaram a música referente à fábula.
Depois foi a vez dos próprios alunos apresentarem canções, poesias e brincadeiras típicas do Folclore Brasileiro e dos países de língua inglesa - alunos do Programa Bilíngue do Da Vinci, como "Atirei o pau no gato"; "Alface já nasceu"; "Sapo Cururu"; a música do Curupira, entre outros.
Em seguida, crianças e professores encaminharam-se para os refeitórios para degustar a famosa Sopa de Pedra de Pedro Malasartes.
A comemoração aconteceu em dois momentos, de manhã e à tarde.
Curiosidade..O folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil em seu todo. Seu estudo sistemático, porém, iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual sólida.
Comemoração do Folclore - InfantilVICTOR AFFONSO BIASUTTI PIGNATON · 26/08/2011 17h24Parabéns aos professores envolvidos nesta comemoração tão apreciada pelas crianças! Em especial, um agradecimento à Jurema e ao Pedro M., tão presentes no imaginário do Lucca!!!
PEDRO DE ALCANTARA SENRA DE OLIVEIRA FILHO · 29/08/2011 09h50Pedro Malazartes - meu primo - adorou estar novamente na escola, estimulando a imaginação (e o apetite!) das crianças. A sopa estava uma delícia!