No dia 02 de setembro, tivemos a oportunidade, professores e alunos do Ensino Médio, de visitar a exposição "Mestres Espanhóis", situada no Palácio Anchieta, em Vitória.
Um pequeno fragmento da Europa no coração do Espírito Santo, uma oportunidade única de observar as obras de grandes mestres da arte. Salvador Dali, Picasso, Miró e Goya. Em sua maioria, gravuras em metal e litografias.
Podemos perceber um pouco da genialidade surrealista de Dali, as abstrações simples e repletas de sensibilidade de Miró, o mundo sombrio da época da inquisição na Espanha, representada por desenhos primorosos e surpreendentes de Goya, único anterior ao período moderno que participa da exposição, e também Picasso, um dos mais produtivos e ecléticos artistas da era moderna. Picasso representa imagens repletas de sensualidade e as touradas, grande paixão do artista.
Um passeio cultural inesquecível e de grande enrequecimento artístico. Vale a pena visitar esta magnífica exposição, uma oportunidade rara e singular em terras capixabas!
VINÍCIUS BROSEGHINI PINTO · 13/09/2011 18h48Lembro que, durante minhas férias de faculdade em julho, fiquei muito animado para ir apreciar essa exposição, muito bem descrita como uma "oportunidade rara e singular". Infelizmente, a exposição teve início um dia após eu ter que voltar aos estudos, em São Paulo. Consequentemente acabei perdendo essa oportunidade.
É com muita felicidade, no entanto, que eu vejo que o CELV não perdeu essa oportunidade. Felicidade, mas nenhuma surpresa, afinal o motivo de eu ter me animado para a exposição em primeiro lugar foram aprendizados que tive no CELV. Tenho familiaridade com os Mestres Espanhóis referidos não só pelas aulas de história da arte que fizeram parte do meu currículo, mas também pela experiência de ter visto ao vivo grande parte das obras mais famosas de cada um desses artistas na viagem acadêmica internacional de 2005 para a Espanha.
Faço questão de fazer esse comentário aqui para enfatizar que são experiências como essa visita à exposição "Mestres Espanhóis" que constroem aprendizados e memórias que são característicos do CELV: raros e singulares.
Vinícius Broseghini Pinto
Sempre aluno
JOELMO JORGE FREITAS COSTA · 13/09/2011 21h08Parabéns!!!! A arte é fundamental para compreendermos a sociedade num determinado período histórico. Os mestres espanhois conseguiram traduzir muito bem isso!