Semana passada, 29 de setembro, todo o Ensino Médio, professores e alunos, ao assistirmos a uma palestra de nosso diretor, José Antônio Gorza Pignaton, cujo foco seria interpretar e entender os nossos resultados do ENEM, fomos convidados a partir de nossos sonhos, a assumirmos as rédeas de nossas vidas.
Para Pignaton, o ENEM já é a principal chave de acesso ao Ensino Superior. Esta é a realidade. Não seremos mais avaliados como no passado. As velhas fórmulas não atenderão. Este é um exame que averigua processo de vida, como o aluno vem construindo sua visão de mundo.
Até agora seus pais construíram um ninho amoroso onde, com todo o empenho foram trazidos recursos que permitiram a satisfação de seus desejos - dizia Pignaton - esta (o vestibular como acesso à Universidade) talvez seja a primeira situação importante que vocês terão, por si, que garantir. O que estão fazendo por isso? Quais são os seus sonhos, quais são os seus desejos? O que estão fazendo para realizá-los?
Lembrei de uma aula de Filosofia sobre Liberdade. Não nascemos livres. Vamos nos tornando livres à medida que garantimos a nós mesmos as condições de pensar ou agir conscientemente, sabendo exatamente o que estamos pensando, fazendo. É na ação que construímos a liberdade, maior realização dos seres humanos.
Fomos todos convidados a pensar o ENEM e nossas vidas. O ENEM é para o aluno, a escola, é para orientar à liberdade.
VITOR PIAZZAROLLO LOUREIRO · 06/10/2011 20h30Palestra esclarecedora e motivadora, Pignaton sem dúvida é um exemplo a ser seguido.