Em 10 e 11 de outubro tivemos a honra de receber no Da Vinci o Sr Robert Victor Smith, vice-presidente da Texas Tech University, para encontros com Direção, Coordenação, professores e alunos. O Sr Smith veio ao Brasil pela primeira vez, especialmente para a 10ª formatura dos alunos da High School no Leonardo da Vinci.
Enquanto visitava do Da Vinci, Bob Smith assistiu à aulas de American History, onde pode compartilhar com alunos da High School conhecimentos sobre as guerras do Vietnã e da Coréia.
“A High School no Centro Educacional Leonardo da Vinci, é referência na Texas Tech e modelo de excelência e criatividade para outras instituições parceiras.” Bob Smith, em aula de History 1B com alunos da High School da 1ª série I1.
O Sr Smith também esteve com os alunos da High School em aulas de English e American Literature. Durante os contatos com os alunos, o vice-presidente da TTU reafirmou a importância de um curso como a High School, com sua riqueza curricular e amplitude cultural, na formação acadêmica dos jovens desta faixa etária. Bob Smith enfatizou para os alunos que, aqueles que concluem a High School da Texas Tech no Da Vinci possuem acesso privilegiado aos cursos de graduação e pós-graduação na Texas Tech University e em outras universidades americanas.
A noite do dia 11 de outubro foi de festa. A 10ª turma da High School formada no Da Vinci, foi representada pelo aluno Christiano Pagung Neto, com um belo discurso em inglês para os presentes. Em seu discurso, Christiano falou de escolhas, e citando Robert Frost, poeta trabalhado em aulas da High School, afirmou: “Duas estradas separavam-se num bosque, e eu, eu segui pela menos viajada. E isso fez toda a diferença.”
A Sra Maida Furnia, representante do Consulado Americano no Rio de Janeiro, também esteve presente na cerimônia de graduação e cumprimentou ambas as instituições, o Da Vinci e a TTU, assim como os alunos da High School, pela parceria de sucesso.
Bob Smith, por sua vez, utilizou-se da metáfora da história O Mágico de Oz, para discorrer sobre as lições de vida a serem aprendidas com cada personagem que percorre “a estrada de tijolos amarelos”.
Fechando os discursos, após falas dos paraninfos e oradores de cada turma, Pignaton trouxe como tema central de sua mensagem de despedida a importância da jornada, valorizando as conquistas, mas sem nos esquecermos de como realizamos a travessia.
“Quando dermos chance de nossos jovens descobrirem que a inteligência é desvelada na travessia, colocaremos em suas mãos chaves para algumas importantes portas da vida.” Pignaton
A todos os formandos, corpo docente e famílias, nossas congratulações pela conclusão de uma etapa vitoriosa na jornada da vida de cada um de nossos alunos das turmas de 2011.