Nos últimos dias 11 e 12, véspera de feriado, o Da Vinci abriu suas portas para mais um fórum de discussão estudantil. Os comitês abrangiam assuntos de âmbito mundial, desde as consequências da Primavera Árabe, a formação da Palestina, até os problemas políticos, econômicos e militares da União Européia. Nesses dois dias ensolarados, os alunos deixaram de lado a praia, o cinema e as saídas à noite. Em troca, vestiram suas roupas formais para incorporarem verdadeiros diplomatas no IV Fórum Da Vinci.
A seguir, o parecer, do Comitê de Imprensa, sobre os comitês do Conselho de Segurança e do Conselho Europeu.
___________________
Conselho de Segurança
Durante as discussões do Conselho de Segurança foi discutida a questão conflitante entre palestinos e israelenses. Após os dois dias de debate, foram estabelecidas medidas, quase todas unânimes, que permitiram resoluções pacíficas para problemas da população local. Como a maioria dos países presentes é contra o terrorismo, foi estabelecido que cabe à ANP (Autoridade Nacional Palestina) a administração civil, social e de qualquer assunto pertinente à sua nação, e, ao Líbano e ao Quarteto para o Oriente Médio - formado pela ONU, União Europeia, Estados Unidos e Rússia -, o auxílio no gerenciamento e fiscalização dos recursos doados à Palestina. Contudo, visto a grande aprovação dessa medida, a ação do grupo foi estendida ao controle dos novos campos de refugiados na Cisjordânia e também em Israel.
Além disso, também foi discutida a questão da fronteira entre os países envolvidos, o problema do abastecimento hídrico na região, o expansionismo dos assentamentos judeus e a divisão de Jerusalém.
A partir da experiência de participar das discussões do Fórum, passando um final de semana tratando de questões atuais, em uma postura diplomática, nos foi possível compartilhar uma experiência que tanto encanta os participantes que estrearam nesse novo mundo quanto faz com que os “veteranos“ esperem ansiosamente os debates e defendam seus países com tamanha firmeza e vontade.
Júlia Guerra Amaral, Luiza Passigato Sipolatti e Raphaela Ferrari
___________________
Conselho EuropeuDurante as sessões de debate do Conselho Europeu, no IV Fórum Da Vinci, o comitê responsável pelas questões europeias visava resolver os problemas da crise econômica, principalmente na Grécia, Itália, Portugal, Irlanda e Espanha. Além disso, tinha como foco a xenofobia e a imigração, a possível entrada da Turquia na União Europeia e a discussão do Euro como moeda única.
Dentro da questão turca, alguns países, como Eslováquia, Eslovênia e França, acreditavam que a adesão acarretaria em um colapso econômico, proveniente da mão de obra barata e qualificada dos imigrantes. Entretanto, os demais delegados julgaram que o mais coerente a ser feito seria permitir a entrada do país com algumas limitações pré-determinadas, como, por exemplo, a restrição à livre circulação e um prazo de 5 anos para ser efetivado como membro; o que satisfez os interesses de todos.
Outro debate ocorreu no sentido de que a crise Europeia fosse solucionada de forma a não intensificar o déficit econômico atual dos países pertencentes ao bloco.
Por último, porém não menos importante, foi tratada a questão da xenofobia no continente Europeu, visto que existe um “caldeirão” cultural dentro do território, o que resulta em uma grande divergência de ideologias. Com o choque entre as culturas, é possível que haja um aumento do terrorismo. Para resolver esse conflito, os membros do Conselho, e países convidados, criaram algumas medidas para conter o problema.
Leandro Ferreira Da Cunha e Gabriela Mesquita Maciel
IV Fórum 02IV Fórum 01VICTOR AFFONSO BIASUTTI PIGNATON · 23/11/2011 11h15Parabéns aos alunos e aos profissionais envolvidos. Ano após ano, o evento tem se mostrado mais consistente e são momentos que certamente se mostrarão importantes para os alunos lá na frente... Muito legal ver o envolvimento voluntário e compromissado dos participantes na preparação "pré-fórum" e durante o evento.
LORENA RASSELE CROCE BONADIMAN · 23/11/2011 11h56Sempre um prazer enorme participar da organização do Fórum da Vinci. Muito gratificante ver o envolvimento e crescimento dos alunos. Parabéns aos alunos e Direção que nos apoia e incentiva.
SHEILA MAGDA BAYER DE JESUS · 26/11/2011 08h05Agradecemos a escola por mais essa iniciativa que muito contribui para o crescimento e amadurecimento dos nossos filhos. Parabéns ao corpo docente, profissionais e alunos que se dedicaram e empenharam para o sucesso do Fórum da Vinci.