A partir de 2012, os alunos da High School no Da Vinci passarão a dispor de notebooks nas aulas do currículo americano. O computador portátil será um recurso, uma ferramenta de trabalho a ser previamente agendada pelo professor ou coordenação para atender a uma demanda específica de cada turma ou curso.
A decisão de incorporar o uso de notebooks à rotina de aula na High School foi tomada a partir de necessidades reais do programa. Muito do que é divulgado na mídia sobre o uso de determinada tecnologia em instituições de ensino carece de um fundamento pedagógico e organizacional. É, nesse caso, mera estratégia de marketing. Como no Da Vinci as decisões institucionais são pautadas por criteriosas análises desvinculadas de modismos, fazemos questão de expor neste espaço algumas de nossas demandas que nos levaram a dar mais este passo adiante.
Em 2010, a Texas Tech University High School criou em seu portal uma seção para envio de lições e produções de texto para correção. Algumas das disciplinas da High School utilizam os exercícios dos alunos no curso bem como suas produções de texto como parte de suas avaliações. Antes de 2010, os alunos destacavam as páginas com os exercícios, juntavam a elas as suas produções de texto e o Da Vinci enviava o material para o Texas junto com as provas finais. Os resultados (notas) desse trabalho e feedback para eventuais acertos de rota só estavam disponíveis para o aluno e professores no ano seguinte.
Com o novo modelo, eliminamos uso desnecessário de papel, agilizamos o processo de envio de trabalhos para a Texas Tech e, consequentemente recebemos feedback mais rápido. Com isso, o trabalho pedagógico, que pressupõe permanente reflexão sobre o que se aprende, ficou mais ágil e eficaz. É muito mais significativo analisar um texto produzido há duas semanas do que há dois meses.
Em 2011, algumas provas da High School começaram a ser feitas online. Em 2012, todas as provas do currículo americano serão online. Ao fazer esse tipo de prova, caso o instrumento seja todo objetivo, o aluno já sabe seu resultado ao finalizar a prova. Se também houver no exame questões discursivas e/ou redações, o aluno consegue ter uma parcial do seu resultado ao finalizar a prova, e passa a aguardar a correção das discursivas para ter acesso ao resultado final.
Todo o trabalho online tem sido realizado nos últimos dois anos no Laboratório de Informática, em aulas da High School ou no Horário de Estudos (HE). Caso o aluno deseje ou precise, esse trabalho (exceto provas) também pode ser realizado em casa.
Após muitas discussões em equipe técnica, entendemos que a High School hoje possui uma demanda que justifica o uso dos notebooks em aula, em momentos específicos, sob mediação do professor titular, incorporado à rotina do aluno como ferramenta para melhorar e otimizar seu aprendizado. Estamos nos preparando para lidar com essa nova fronteira. Livro, dicionário, gramática, DVD, datashow, computador: recursos nas mãos do homem, por intermédio do homem, a serviço do homem.