Em 1989, ano de criação do Da Vinci, os diretores, José Antônio Gorza Pignaton e Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, tinham como ideário uma escola exclusivamente de Horário Integral, onde os alunos permaneceriam tanto no período da manhã, como no da tarde. No entanto, por acharem que o mercado de Vitória não estava preparado para tal modelo, optaram por fazer uma escola que também oferecesse o Horário Semi-integral.
Em 1990, eram 300 alunos estudando em Horário Integral e 900 em horário semi-integral. Em 2012, 22 anos depois, o Da Vinci vem chegando perto do seu objetivo inicial. São 900 estudantes matriculados no Horário Integral e 300 no semi. Ainda é válido ressaltar que o Ensino Médio, a partir desse ano é exclusivamente integral.
O Da Vinci oferece, pelo menos, duas turmas Integral em todas as séries. Isso representa uma significativa ampliação do currículo acadêmico dos alunos mediante oferta de disciplinas como Inglês e Espanhol em regime avançado, Francês, Italiano, Educação Musical, Educação Artística (oficinas e História da Arte). Os alunos participam ainda de projetos socioculturais e de vivências como excursões, palestras, apresentações, mostras e exposições, sempre com o propósito de estabelecer relações ou ampliações dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de verificar sua transposição para a realidade.
As principais diferenças entre o Semi e o Integral são a ministração de disciplinas que propiciam ampliação do currículo básico, uma carga horária diferenciada em Línguas Estrangeiras, e principalmente a existência do “Horário de Estudos”, quando os alunos, orientados por professores, são colocados em contato com diferentes técnicas de ensino/aprendizagem, desenvolvem autonomia e são incentivados à produção cultural e demonstração de conhecimentos.
Além disso, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos do integral têm a possibilidade de cursarem a High School do Da Vinci, uma parceria da escola com a Texas Tech University, tendo assim diplomas do currículo brasileiro e americano, ao se formarem.
Para as crianças do Infantil II ao 1º ano do Ensino Fundamental integral, o ensino é Bilíngue, ou seja, 50% do dia letivo é em português e os outros 50% em inglês, e com professores estrangeiros.
É certo que o mercado de Vitória modificou-se bastante nesses 22 anos, e o da Vinci está cada vez mais próximo de atingir seu ideário. Será que daqui a poucos anos teremos em Vitória uma escola exclusivamente Integral?