Desde o dia 25 de janeiro, professores, coordenadores e diretores trabalham com a continuação do planejamento do ano letivo de 2012, iniciada no final de 2011. Durante toda a semana – até o dia 31/01 – são discutidos e desenvolvidos todo o planejamento das disciplinas, do eventos , projetos de todo o ano letivo.
No dia 25, professores foram recepcionados com café da manhã temático, preparado pela equipe do Da Vinci, inserido no contexto do ano Brasil-Itália. Em seguida seguiram para o Auditório Leonardo para reunião com os diretores da escola - Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, José Antonio Gorza Pignaton e Victor Affonso Biasutti Pignaton – onde foram dadas as boas vindas e pontuados as principais novidades no Da Vinci para 2012.
Posteriormente, o diretor Victor Affonso falou sobre o 3º turno para todos os presentes, isso culminou com a divisão de três grupos que reuniram-se, no período vespertino, para a discussão do desenvolvimento e planejamento das atividades de 3º turno – que acontecem sempre após às 17h, depois do horário letivo. Cada grupo ficou responsável por algumas atividades: Oficinas; Escolinha de Esporte e de Música; Apoio Pedagógico e Turmas Olímpicas. Ainda na parte da manhã, Maria Helena e Paulo de Tarso trabalharam com a equipe a Agenda de 2012, que como de costume, possui um tema transversal. Este ano a escolha foi a Cultura Italiana, tema este que será frequentemente utilizado pelos professores ao planejarem suas atividades não somente, mas também durante a semana de planejamento.
Também no primeiro dia de reuniões, as equipes do Ensino Fundamental II e Médio discutiram sobre a filosofia e concepção dos trabalhos de 3ª nota. Esse tema continua a ser desenvolvido pelos professores no decorrer da semana de planejamento.
Durante os outros dias que antecedem o início das aulas, professores e coordenadores reunem-se, dividos por segmento, com foco do trabalho voltado para a competência e habilidades, e assim, cada segmento vai fazendo sua proposta e trabalhando em cima das metas apresentadas pelos diretores/coordenadores. Além disso, professores e coordenadores contam com espaços para planejamentos por equipe, por área específica e individualmente.