Contrapondo-se à tendência de encarar jogos e brincadeiras apenas como atividades extracurriculares e de natureza lúdica, aplicadas em horários de intervalo ou encerramento, o Da Vinci faz dessas modalidades ferramentas educacionais, integrando-as ao currículo formal da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A eficácia é comprovada na geração de aprendizagens motoras/intelectuais/emocionais e possibilitam/auxiliam a resolução de problemas e desenvolvem espírito competitivo saudável.
As crianças que jogam e brincam com regularidade acabam por desenvolver espírito prático e mostram interesse pela pesquisa, senso comparativo, habilidade para construir hipóteses e exercício da imaginação, memória e da criatividade. Tantas aprendizagens são registradas pelos alunos do Da Vinci, de acordo com as possibilidades da faixa etária e utilização de diversas linguagens, o que faz dos jogos e brincadeiras uma atividade também integrada à perspectiva cultural do currículo.
Dois mil e doze é o ano da Itália no Brasil, e o Da Vinci optou por adotar o tema “O Da Vinci na Itália” para ser objeto de estudo, através de projetos e aulas intencionalmente planejadas no decorrer do ano letivo. Com isso, a coordenação do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano) desenvolveu o projeto “Jogos Populares Italianos” que consiste em inserir jogos e brincadeiras tradicionais da cultura italiana durante os recreios.
O objetivo é ampliar o repertório de conhecimento de mundo dos alunos, dando oportunidade de novos espaços de interação, lazer e descontração para brincar nos recreios, e consequentemente, despertar o interesse e percepção das semelhanças e diferenças entre o brincar das crianças italianas e brasileiras , as influências deixadas pelos italianos que aqui migraram e contribuíram para formação sócio cultural do Estado e Brasil e das transformações e reinvenções surgidas com o passar dos anos graças a mistura desses povos.
O projeto teve início no início de março com os jogos “BATTIMURU” (bate muro) e “LI TUDDI” (belisca), e a cada 3 semanas, dois novos jogos/brincadeiras da cultura italiana serão apresentados aos alunos, assim como suas regras, e introduzidos ao recreio.