No dia 07/03/12 aconteceu, em Santa Teresa, a solenidade da oficialização da Ordem de Serviço para a construção da sede do edifício onde será instalado o MUSEU DA CULTURA ITALIANA, iniciativa do Da Vinci.
Impossibilitados de comparecer ao evento, solicitamos ao Sr. Antonio Ângelo Zurlo, nosso fiel parceiro de “empreitadas” em Santa Teresa, que representasse o Da Vinci perante a sociedade da querida cidade.
Mas o Sr. Zurlo não somente nos bem representou, como fez, também, um discurso que, quando tomamos conhecimento, nos deixou orgulhosos e felizes.
Com autorização do nosso amigo, transcrevemos na íntegra as palavras do Sr. Zurlo.
“Na pessoa do Senhor Prefeito Municipal, cumprimentamos os componentes da Mesa.
Uma boa tarde a todos.
A Direção do Centro Educacional Leonardo da Vinci pede desculpas por não poder comparecer a esta Solenidade. É que, membros de sua Diretoria, professores, funcionários e alunos estiveram aqui em Santa Teresa no sábado dia três, ocupados, durante o dia, com a identificação do acervo destinado ao Museu, junto à residência dos Frades Capuchinhos, e no próximo sábado, dia 10, eles retornarão para dar-lhe continuidade. Além disso, outras tarefas inerentes ao funcionamento do colégio impediram o comparecimento.
Mas, o sonho do projeto do Museu da Cultura de Santa Teresa está em andamento e José Antonio Pignaton, Maria Helena e Victor Humberto Biasutti, estes, filhos do nosso Vitinho, permanecem empenhados em busca de sua concretização.
Exemplos do amor que esse grupo tem por Santa Teresa, terra natal dos Biasutti e de adoção do José Pignaton, podemos ver em um dos primeiros trabalhos de equipe, em que envolvendo os alunos da Escola, foi produzido “Conhecendo o Espírito Santo”, essa obra que começa por Santa Teresa, secundada pelo Município de Vitória, publicada em 1994. Depois, restauraram a Capela N. Sra. Da Conceição (Lamber), e, inclusive, motivaram, mediante um projeto, a Restauração da Casa da Família Lamber. Continuando, produziram o livro “Oratórias, Capelas e Igrejas do Município de Santa Teresa” que aqui foi lançado em 31 de agosto de 2011, e, anualmente, trazem a Santa Teresa centenas de alunos daquela Escola, aqui se hospedando quando em visita às Três Santas.
É muito gratificante poder conhecer um grupo assim coeso e afinado, que está sempre em busca de um ideal – a verdadeira formação do ser humano, para o exercício da cidadania – Junto ao Da Vinci, (22º aniversário no dia 05 de março corrente), aprende-se que a educação escolar não é apenas ensinar letras, números e artes, mas, também, estimular a solidariedade, despertando o prazer da convivência fraterna.
Para concluir: Meus amigos, Santa Teresa está se desenvolvendo. Tenhamos em mente que esta é a nossa casa. Vamos procurar mantê-la bem organizada, com ruas limpas e bonitas, de modo que possamos por ali transitar com tranquilidade e amor teresense.
Santa Teresa, 07 de março de 2012
Antonio Ângelo Zurlo”
Outras notícias sobre o Museu:
Museu da Cultura Italiana - III
Proposta a criação de Museu da Cultura Italiana