Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
A Páscoa como Mote Cultural
04/04/2012 · por Maria Brunella Biasutti Pignaton · Tags: Da Vinci


A Páscoa, além de seu caráter religioso, virou tradição em vários países, constituindo uma rica oportunidade de trabalho na Escola, do ponto de vista sociocultural.
 
Tendo sido perguntado a uma turma de alunos de quatro anos se coelho botava ovos, a resposta foi imediata: sim, e de chocolate! Esse bombardeio de estímulos sobre ovos e coelhos de chocolate, que costuma marcar a Páscoa em nosso país, reduz não só o real significado da comemoração, mas toda a história que há por trás de uma comemoração com raízes muito antigas.

Com o intuito de corrigir ideias imprecisas e ampliar os conhecimentos das crianças, o Da Vinci desenvolveu um projeto durante as semanas que precederam a Páscoa para despertar o interesse dos alunos e fazê-los construir novas versões sobre seus símbolos e tradições. Para isso, levou-se em consideração a cultura de outros países, principalmente da Itália, país-tema da Escola neste ano letivo e onde existe uma forte tradição de festejos pascoalinos em todas as regiões.

Na primeira parte do projeto, foi ministrada uma palestra para os professores do Infantil sobre os significados históricos e religiosos da Páscoa e dos principais símbolos a ela associados, como o ovo de galinha, a lebre, a pomba, o cordeiro, o chocolate, dentre outros. Com os professores atuando como multiplicadores perante seus alunos, cada turma passou a desenvolver atividades distintas por faixa etária, o que culminou na produção de um painel coletivo com contribuições de muitas mãos e mentes.

O trabalho das turmas de Infantil 1 privilegiou as habilidades motoras, o manuseio de cores na pintura e a colagem de diferentes materiais, tendo como focos os temas das cenouras e das árvores. Corrida de coelhinhos, audição de músicas temáticas e degustação de cenourinhas foram os momentos mais curtidos pela garotada.





O Infantil II confeccionou trabalhos com referências às bandeiras da Itália e do Brasil (representando a união de etnias, no culto à paz que é uma das razões de ser da Páscoa) e lindos ovos de papel decorados.  As turmas de Infantil III e IV estilizaram cestas de palha e coelhinhos para compor o grande painel, enquanto que o primeiro ano do Fundamental resgatou a tradição da decoração de ovos de galinha, uma prática totalmente inusitada por aqui.








 
Em todas as turmas e faixas etárias, houve um enriquecimento cultural por meio de atividades lúdicas, tais como contação de histórias, jogos e brincadeiras, momentos artísticos. No dia da comemoração, todos participaram ativamente das caças ao tesouro, corridas com ovos e cantigas de roda, numa grande celebração coletiva de culto à vida.

O segmento do Fundamental I também foi agraciado com uma palestra sobre a Páscoa, suas tradições e histórias, símbolos e funções.  Receberam informações precisas sobre a história do ovo (desde a cidade de Persépolis até os dias de hoje); as relações entre ovos de galinhas,  coelhinhos e Páscoa; a degustação de ovos de chocolate como parte das comemorações festivas dessa data. Sentindo-se mais contextualizados, questionaram o senso comum de participar de algumas práticas sem conhecer sua origem/razão de ser.



Além desses tópicos, foram trabalhadas as tradições (principalmente as italianas) com as inúmeras festas e brincadeiras desenvolvidas na Páscoa e principalmente as que utilizam ovos de galinha, tudo na forma de sequências didáticas desenvolvidas pelas professoras das séries.

No dia da comemoração da Páscoa, o Fundamental I vivenciou brincadeiras baseadas em tradições italianas, com ênfase para a “Scuséta” (também conhecida como “S-ciapí”  e  outras denominações, de acordo com o dialeto de cada região),  o que consiste em cada participante tentar bater o seu ovo no ovo do concorrente, só permanecendo no jogo os que conseguirem se manter intactos.  No final do dia, como lembrança da Escola, os alunos levaram para casa um ovo de galinha cozido/decorado, com um pequeno histórico sobre sua importância cultural, antes mesmo de ser incorporado como um dos símbolos da Páscoa.  Foi assim que no Da Vinci os ovos de galinha tomaram a cena dos ovos de chocolate, tão dominadores  no mercado local.







O fato de atribuir força cultural a uma festa muitas vezes celebrada só em âmbito religioso faz parte da missão da Escola de ler o entorno com outros olhos e ampliar a visão de mundo dos alunos.  E tudo sem perder de vista a tradição! Buona Pasqua!






Páscoa



E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br