No dia 10 de abril de 2012, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental assistiram uma palestra ministrada por José Antonio Gorza Pignaton, Diretor do Da Vinci.
É objeto de estudo destes alunos as mudanças que ocorrem naturalmente no meio ambiente em que estamos inseridos, inerentes ao desevolvimento natural da sociedade.
É muito importante, nesta faixa etária, contextualizar o desenvolvimento - como consequência do progresso - ao surgimento de empreendimentos, de novas ruas, de asfaltamento, das consequências positivas e negativas do crescimento. Basicamente, é a introdução do conceito causa/consequência no contexto do desenvolvimento das cidades.
Na palestra, Pignaton aborda isso com muita aplicação prática, apoiado em rico acervo de fotos do Da Vinci e do bairro de Santa Lúcia, que mostram a transformação do espaço de 1989 até 2012. Desde a explicação sobre a escolha do local, à época bucólico, mostrando fotos aéreas em que se via o terreno do atual Supermercado Carone ainda vazio, a rua da Escola ainda inexistente e a plantação de eucalíptos na área do Da Vinci; passando pelas fotografias do período de obras da construção da Escola, quando mostra-se a derrubada de árvores em alguns locais e o plantio de espécie nativas na reserva ecológica do Itapenambi; finalmente chegando no Da Vinci de 2012.
Durante o decorrer da palestra, fotos de todas as fases do Da Vinci foram mostradas, até mesmo o recém-inaugurado prédio em que os estudantes do Ensino Fundamental I estão instalados e é muito curioso ver os alunos identificando os espaços da Escola e percebrem as mudanças ao longo dos anos, que por vezes, passa naturalmente desapercebida quando se vê aquele espaço diariamente.
Prédio Novo