A construção da identidade é gradativa e se dá
por meio das interações sociais, ampliando os laços afetivos que as
crianças podem estabelecer com outras crianças e com adultos,
contribuindo para o reconhecimento do outro e a constatação das
diferenças entre as pessoas, para que sejam valorizadas e aproveitadas
para o enriquecimento de si próprias.
O estabelecimento da própria idetidade está ligada ao conhecimento, ao
controle e domínio do próprio corpo, das suas capacidades e limitações. Nessa perspectiva, os alunos do Infantil III, durante o 1º semestre, estão desenvolvendo o Projeto "Meu Nome, Minha História", com o objetivo de ampliar a interação social e
consequentemente contribuir para o reconhecimento de cada criança e do
outro, respeitando as características individuais de cada um no grupo,
favorecendo, dessa forma, a autonomia e a construção da identidade.
No decorrer do projeto, as crianças participam de diversas atividades pedagógicas, como a confecção de um mural com as fotos de cada criança, e das professoras, desde o nascimento até o momento atual; pesquisa sobre a história do nome de cada um; contação, para os amigos, sobre a escolha do seu nome, os motivos...; confecção de uma boneca (Estella), para contar a história do nascimento; experimentação de diversas frutas para descobrir qual a favorita; desenhos da família; contação de histórias, entre outras.
No caso das turmas de horário integral, a proposta será incorporada ao
Programa Bilingue, propiciando o envolvimento dos alunos num tempo mais
intensivo.
O projeto teve início em abril e se estende até julho, quando é realizada a apresentação final para os pais.