Apuradas as notas da gincana cultural realizada com a primeira série do ensino médio, alcançou-se o resultado final a seguir (de um máximo de 2,0 pontos):
1º lugar – 1º I-2 – Pontuação de 1,67
2º lugar – 1º I-4 – Pontuação de 1,63
3º lugar – 1º I-1 – Pontuação de 1,56
4º lugar – 1º I-3 – Pontuação de 1,52
A pontuação final alcançada por cada turma constitui a média aritmética de todos os alunos daquele grupo-classe, resultado da performance em tarefas individuais (com foco em habilidades e competências) e tarefas de grupo, misto de tarefas relâmpago (conhecidas apenas no dia da culminância, para execução em curtos intervalos de tempo) e prévias (apresentadas por ocasião da divulgação da gincana, com tempos extensos de planejamento e operacionalização). Por força do caráter interdisciplinar da atividade e do envolvimento de todos os professores em uma ou mais etapas do processo, a pontuação atingida por cada aluno será sua terceira nota em todas as disciplinas.
Os alunos tiveram acesso a todos os critérios considerados no julgamento das tarefas e aos nomes dos avaliadores, podendo comparar desempenhos individuais e grupais e perceber a relevância de compatibilizar conhecimentos, linguagens, estética, criatividade e organização para se chegar a um resultado mais qualitativo. O fato de serem avaliados sob diferentes perspectivas/avaliadores diluiu a subjetividade dos julgamentos e permitiu que os alunos se enxergassem mais panoramicamente, a partir do olhar do outro.
A gincana cultural não deixa de ser também uma preparação para o ingresso na Academia ou no mercado de trabalho, quando é exigida dos universitários ou profissionais em início de carreira a demonstração de inteligência em múltiplos campos e a canalização de aptidões para o enfoque produtivo, além da mobilização em grupo para superação de desafios que simulam a realidade.
Aproveitamos o ensejo para divulgar também os cinco textos vencedores do concurso de redação vinculado à gincana, cujo foco neste ano foi o pensamento filosófico em torno da questão da identidade, instigando os alunos a traçarem autorretratos em que demonstrassem influências culturais e familiares sobre suas personalidades e mostrassem seus gostos, valores, virtudes e inquietações. Com direito à reescritura e à reelaboração, a partir de apontamentos dos professores envolvidos (de Filosofia e Redação), os textos em geral apresentaram-se qualitativos/articulados e os vencedores surpreendentes, pela profundidade de pensamento em tão tenra idade.
Textos vencedores:
Os professores orientaram os alunos para se valerem da oportunidade a fim de reconhecer seus méritos e fragilidades, bem como observar atitudes individuais e coletivas na lida com o processo educativo. Afinal, a dinâmica escolar é uma prévia de situações de vida que requerem autoconsciência, colaboração e humildade, capacidade de superação e estabelecimento de metas.
Que a gincana cultural seja prenúncio para muitas investidas que mirem rumo ao futuro.