No último final de semana, dias 25 e 26 de maio, os alunos do 9° ano I-1 e I-3 foram a Santa Teresa para uma viagem de estudos interdisciplinares, envolvendo as disciplinas de Física e Geografia, além de um enriquecimento cultural.
A excursão saiu de Vitória na sexta-feira, dia 25/05, às 13h30min, com destino à usina hidrelétrica de Rio Bonito, no município de Santa Maria de Jetibá, a 60 km da capital do Espírito Santo. Lá, os alunos puderam observar, na prática, como ocorre a transformação de energia potencial gravitacional em energia elétrica. Além disso, foi possível observar os impactos ambientais que uma usina desse tipo causa na região. Esses assuntos são trabalhados em sala de aula, tanto na disciplina de Geografia quanto na de Física.
No final da tarde, já no hotel, aconteceu o lançamento de foguetes, construídos com garrafas PET pelos próprios alunos. A intenção, com esses foguetes propelidos a ar pressurizado e água, era despertar o interesses dos estudantes pela área aeroespacial, e também utilizar os conceitos aprendidos em sala de aula, 3ª Lei de Newton.
Após o jantar, os alunos pararam para observar o céu, para uma comparação do que é visto em uma cidade de interior, com menos iluminação e poluição, e em Vitória. Foram utilizados luneta e telescópio para observação de planetas e constelações.
No sábado pela manhã foram conhecer o Museu Mello Leitão, onde observaram parte do legado deixado por Augusto Ruschi, renomado estudioso/cientista/professor trabalhado no Da Vinci durante todo o ano letivo de 2011.
Após visita ao Museu, os alunos fizeram a última parada para conhecerem a casa dos Lambert, a primeira casa de arquitetura italiana construída no Espírito Santo e uma das primeiras do Brasil, datada de 1875, e a capela Nossa Senhora da Conceição, que em 2001 foi restaurada com ajuda dos alunos do Leonardo da Vinci.