Visita de alunos de High School americana no Da Vinci
Em 13/06/2012, os alunos da High School do Da Vinci receberam a visita de um grupo de alunos e professores da Sissonville High School, West Virginia.
O estado americano de West Virginia e o nosso estado são parceiros, membros da organização “Partners of the Americas”. A “Partners” é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento social e econômico nas Américas através de contatos e parcerias entre indivíduos, instituições, empresas e voluntários.
Através do “Partners”, ambos estados possuem um histórico de constantes trocas entre instituições educativas. Eu mesmo, logo após minha graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo, tive a oportunidade de participar de uma temporada em intercâmbio profissional na Universidade de West Virginia.
Agora em 2012, um grupo de alunos da Sissonville High School, escola situada nas proximidades de Charleston, WV, esteve no Espírito Santo em uma viagem acadêmica de duas semanas. Nesse período, os alunos, acompanhados de dois professores da escola onde estudam, visitaram algumas cidades no estado, inclusive Castelo durante o feriado de Corpus Christi, e também conheceram algumas instituições de ensino (públicas e privadas).
Através do Sr. José Márcio Soares de Barros, pai da aluna Fernanda Meira de Barros da 6ª série I2 do Da Vinci, e do Sr. Tasso Lugon, membro do “Partners of the Americas” e avô do aluno Henrique Lugon Tauffer Padilha da 8ª série B, organizamos uma visita do grupo de West Virginia ao Da Vinci.
Os alunos e professores almoçaram conosco em nosso refeitório e depois fizeram um tour pela escola. Logo após o tour, assistiram a aulas da High School nas turmas das 2ª série I2 e I3 do Ensino Médio. Este foi um momento especialmente interessante para nossos alunos e alunos americanos. Os alunos do Da Vinci tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre a cultura de alunos da mesma idade vindos de um estado americano que, apesar de parceiro, é pouco conhecido em nosso estado. Da mesma maneira, os alunos da Sissonville High School vivenciaram uma aula de governo americano (American Government) e economia (Economics), disciplinas do currículo base americano, sendo cursadas por alunos brasileiros em uma High School fora dos Estados Unidos. Certamente, um momento de intercâmbio altamente enriquecedor para ambas as partes.
Durante parte do período em que os alunos estiveram em aula, eu e os professores americanos, Robin e Jerry, nos reunirmos para discutir brevemente realidades e práticas pedagógicas do currículo brasileiro e americano. Apesar do pouco tempo para tratar de temas tão amplos e tão profundos, a reunião proporcionou uma troca de informações importantes que podem ajudar alunos de ambas as instituições e ambos os estados com mais opções de intercâmbios culturais e estudos acadêmicos no exterior.
Para finalizar o dia, os alunos e professores americanos assistiram a um ensaio da peça da 2ª série I1 do Ensino Médio, uma adaptação do filme Moulin Rouge, que foi apresentada na quinta-feira, 14/06.
Esperamos que experiências como essa sejam cada vez mais comuns na rotina pedagógica de nossos alunos, uma vez que propiciam ampliação cultural e favorecem oportunidades de vivências e projetos acadêmicos diversificados em um mundo cada vez mais globalizado.
Equipe da Sissonville High School com Amanda Verjovsky Pessoti (1º I2 do Da Vinci)
Professores: Jerry Throckmorton e Robin White
Alunos: Hunter White, Jamie Holmes, Tyler Fisher e Phillip Saned
ENGLISH VERSIONOn June 13th, 2012, Da Vinci students were visited by a group of students and teachers from Sissonville High School, West Virginia.
The American state of West Virginia and the Brazilian state of Espírito Santo are partners, both members of the organization “Partners of the Americas”. The “Partners” is a private, non-profit, non-partisan organization which aims at promoting social and economic development through partnerships between individuals, institutions, businesses and volunteers.
Both states have a long tradition of partnerships through “Partners”. I myself was a visiting scholar at West Virginia University for six months a few years after my graduation as an English Language Arts student at the Federal University of Espírito Santo.
Now in 2012, a group of students from Sissonville High School, a school located near Charleston, WV, came to ES on a two-week field trip. During this period of time, the students, escorted by two of their teachers, visited some cities in our state, including Castelo during Corpus holiday. The group has also visited some public and private schools.
Mr. José Márcio Soares de Barros, Da Vinci 6th-grader Fernanda Meira de Barros’s father, and Mr. Tasso Lugon, member of “Partners of the Americas” and Da Vinci 8th-grader Henrique Lugon Tauffer Padilha’s grandfather, contacted us and together we organized their visit to Da Vinci.
The students and teachers had lunch with us at our restaurant, and after that we went on a tour of the school. Right after the tour, the group attended High School classes, joining our 2nd I2 and 2nd I3 high school groups. It was a particularly interesting moment for our students as well as for their American peers. The Da Vinci students had the opportunity to learn about the culture of American students of their age who live in a state that, despite being our partner, is so unknown to most of us. Likewise, the Sissonville High School students had the chance to attend an American Government and an Economics class being taught by American teachers to Brazilian high school students in Brazil. It was certainly an enriching moment for both groups.
While the students were in class, the American teachers, Robin and Jerry, and I had a meeting to briefly discuss pedagogical practices and educational realities in both systems (American and Brazilian). Although time was too short to deal with such broad and deep issues, there was an exchange of important information which may help the students from both institutions with more options of cultural exchange programs and academic studies abroad.
At the end of the day, the American group attended the 2nd I1 play rehearsal. The show, which happened on June 14th, was an adaptation of the movie “Moulin Rouge”.
We hope that experiences like this become an increasing part of our pedagogical routine. Not only do these moments broaden our students’ cultural scope, but also foster diverse academic experiences and projects in a world that is getting more and more global each day.