Dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, mas para a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental do Da Vinci o dia de comemoração foi em 16/08, na quadra nova. Alunos entusiasmados, esperavam o início de uma apresentação sobre o folclore de países de língua inglesa.
Após cantarem algumas músicas folclóricas, como "Ciranda Cirandinha" e "Pirulito que bate-bate", acompanhados pelos professores de música, Pedro de Alcântara e Simone Boechat, os alunos puderam conhecer melhor um dos famosos folclores dos países de língua inglesa. A professora do programa bilingue, Claire, foi a vendedora de chapéus, as professoras Débora, Suzani e Cecília, os macacos que pegavam os chapéus do vendedor, e a professora Elke, a narradora da história.
Por fim, após a apresentação, as crianças foram divididas em grupos para participarem de algumas brincadeiras típicas do folclore, como queimada, cantigas de roda, pique bandeira, entre outras.
A comemoração aconteceu em dois momentos, de manhã e à tarde.
Curiosidade..Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet.
O folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil em seu todo. Seu estudo sistemático, porém, iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual sólida.