No dia 21 de agosto de 2012, os alunos do Ensino Fundamental I Integral apresentaram aos pais, o Musical Óperas. Assim como todos os eventos do Da Vinci em 2012, também homenageou a cultura italiana, com as crianças cantando e tocando Óperas, um gênero que nasceu na Itália e nela se desenvolveu.
O universo fascinante da ópera foi tema de estudos para os alunos durante as aulas de música desde o início de 2012, orientando conteúdos, atividades e repertório. Dessa forma, nossos estudantes tiveram o imaginário povoado de histórias às vezes dramáticas, às vezes cômicas, mas sempre instigantes e envolventes.
O Musical do Fundamental I trouxe para o palco trechos das óperas mais famosas do mundo, uma aventura cultural repleta de personagens fantásticos, pessoas do mundo real, histórias de dores e amores, e principalmente muita música.
No repertório, Overture, Carmem de George Bizet, a abertura da Ópera Carmem foi interpretada, na percussão, pelos alunos do 4º ano; Habanera, a ópera Turandot, do italiano Giácomo Puccini, se passa na China Imperial, e conta a história de uma princesa cruel, que só se casaria com quem desvendasse três enigmas; Nessun Dorma, uma das obras primas do gênero, a ópera Barbeiro de Sevilla, de Gioachino Rossini; Largo Al Factótum, ária mais famosa da ópera o Barbeiro de Sevilla, apresentada pelas crianças do 2º ano.
A ópera "A flauta Mágica", de Mozart, mostra a filosofia do iluminismo de forma figurada. Dois personagens da história chamam atenção: o caçador de pássaros Papgeno e sua companheira Papagena. Os alunos do 3º ano, no xilofone e matalofone, interpretaram o dueto Papageno e Papagena. Para finalizar, todos os estudantes cantaram juntos a ária La Donna è Mobile, da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi.
A ária Habanera pode ser vista no vídeo a seguir:
Parabéns aos alunos, que se dedicaram e realizaram uma apresentação rica e envolvente. Parabéns, também, a toda equipe do Da Vinci que possibilitou que esse momento único e belíssimo acontecesse.
Todas os trechos de óperas cantados e tocados pelas crianças, teve adaptação do professor Pedro de Alcântara.
Musical Óperas
JACQUELINE GREGÓRIO NEY · 26/08/2012 00h11
Que trabalho singular fizeram os profissionais envolvidos neste musical. Coisa Linda de ver esses pequenos grandes artistas tão concentrados e comprometidos com o espetáculo. Plateia era só emoção! Mil vezes Parabéns a toda equipe Da Vinci!