Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Entrevista com a aluna Giulia Sperandio!
13/09/2012 · por Paula Pretti · Tags: Goethe


A aluna Giulia Pereira Cruz Sperandio, 1ªI-2, acaba de retornar de Schlitz, onde ficou 3 semanas no mês de julho de 2012, para estudos da língua alemã.

O Centro Educacional Leonardo da Vinci mantém convênio com  o Instituto Goethe para o ensino da língua alemã aos seus alunos, dentro do Projeto "Escolas: uma parceria para o futuro".
 
O intercâmbio, totalmente custeado pelo Institut Goethe - representante do Governo Alemão através do projeto "Escolas - uma parceria para o futuro"-, realizado durante o recesso escolar de Janeiro tem o objetivo de enriquecer o conteúdo acadêmico e cultural dos alunos.

A seguir, entrevista com a aluna sobre a experiência vivenciada.

01) Há quanto tempo você estuda alemão no Da Vinci?
Estudo alemão no Da Vinci já faz 2 anos e meio.

02) Quantas aulas você faz por semana?
Faço duas aulas por semana, com o professor Ítalo.

03) Considera que o aprendizado da língua tem sido adequado?
Bom, o aprendizado da língua foi desde o início muito adequado e fácil, realmente o contrário do que eu esperava. O professor traz atividades lúdicas para melhor fixação do aprendizado, ou até mesmo para aprender mais. O ensino também é apresentado com matérias culturais, músicas, livros, sites, jogos etc.

04) Como está o Alemão, já consegue se comunicar?
Eu agoro posso me expressar melhor, me comunicar e entender bem o alemão. Antes era um bicho de sete cabeças, mas a maioria do que se fala, eu posso entender agora.

05) No mês de julho você passou um período na Alemanha, como parte da parceria Da Vinci - Instituto Goethe. Em que cidade você ficou? Quanto tempo?
Eu passei o mês de Julho em Schlitz, no sul da Alemanha. Fiquei 3 semanas.




06) Como era a rotina do dia?  Estudava em que horário, outras atividades...
O dia não era muito apertado, geralmente havia o café da manhã às oito e às nove começava a escola, até o horário do almoço que era 12h30. Depois dos estudos vinha a diversão, nos era permitido sair para cidade, também havia várias excursões à parte para outras cidades. Um dia de cada semana tínhamos o dia inteiro em outra cidade para conhecer mais um pouco da Alemanha, foi realmente muito bom.

07) Como eram as refeições?
As refeições eram boas no começo, mas depois de uma semana começaram a ser servidas as comidas típicas. Essa parte eu tive que me adaptar...

08) Como foi a hospedagem?
Nossa hospedagem ficava em frente ao castelo, onde tínhamos aulas. Era muito limpa, confortável e tinha um salão nesse local que lembrava o estilo da Idade Média.

09) Você teve oportunidade de praticar bastante o seu alemão?
Tive. Eu conversava com as "Pratikanten" e os "Betroierins" e com as pessoas que eu tive contato lá. Tanto alemães como bósnios, turcos, estadounidenses até iraqueanos do Curdistão...

10) Como considera seu nível? Dá para conversar com facilidade com alemães?
Fazer compras? …
Eu considero meu nível como "Bom". Eu consegui conversar muito melhor do que no Brasil, lá foi uma experiência diferente, pois você tinha que se virar com o vocabulário que tinha, lá não dava para misturar um pouco de português. Com uma semana eu já falava com todos, as compras também foram fáceis e durante todo o processo eu acabei por melhorar também o meu inglês. (Quando eu não conseguia achar palavras, eu falava ingles e depois procurava buscar no dicionário).

11) Por que optou por estudar alemão?
Bom, eu optei por estudar alemão, pois eu tenho uma facilidade muito grande com línguas e eu gosto de sempre saber algo novo, aprender, e foi esse instinto que me guiou para fazer alemão.

12) Tem perspectivas de estudar ou trabalhar na Alemanha ou em empresas alemãs?
Eu não tenho perspectivas de estudar na Alemanha, porém eu gostaria muito de poder voltar para aquele país maravilhoso um dia, quem sabe de intercâmbio..

13) Como você administra todas suas atividades? Escola, Oficinas, estudos de línguas, participações em Viagens Acadêmicas - inclusive internacionais...  Dá tempo?  Mesmo assim é bom estudar alemão?
Eu administro minhas atividades por prioridades. O alemão para mim não pode faltar, nem o francês. Tenho uma rotina muito corrida com viagens e atividades extra-curriculares mas eu sempre guardo tempo para estudar mais, fazer o que eu gosto etc. Para mim, o final de semana é "sagrado". É o tempo que eu tenho para descansar e me recompor para mais doses de estudo. Tudo o que eu posso eu adianto durante a semana. Já quanto as viagens, eu me comprometo a estudar bastante e abrir mão de várias coisas para ganhar a experiência que se obtém lá. Eu aproveito o máximo durante as viagens, mas quando eu chego estou pronta para estudar e pegar a matéria que eu perdi.

14) Como você vê o seu Histórico Escolar registrando o seu período de estudo de alemão?
Meu Histórico Escolar com certeza vai ficar muito mais completo com meu estudo de alemão. Penso que com essa língua adicionada eu possa ganhar muitas oportunidades no futuro.

15) Algum conselho aos seus colegas?
O conselho que eu gostaria de dar é: estudem alemão. Não há uma oportunidade igual a que vocês vão ter ao fazerem essa escolha. Vocês têm tudo para ganhar uma bolsa, mais uma língua no seu currículo e muita experiência para a vida. Eu não mudaria nada.






E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br