No dia 19 de novembro, alunos participantes da Viagem Acadêmica Internacional 2012, fizeram uma apresentação com fotos e relatos, para cerca de setenta pais, estudantes e convidados no Auditório Leonardo. O grupo com 23 alunos (dos 7
os, 8
os e 9
os anos do Fundamental e das 1
as e 2
as séries do Ensino Médio), acompanhados pelos Diretores Maria Brunella e Victor Humberto e pelo professor Joelmo Costa, estiveram em atividades culturais pela Itália, Croácia e Eslovênia de 31 de agosto a 16 de setembro.
Para esta Viagem Internacional, os alunos participaram de encontros pré-viagem, onde os aspectos históricos, políticos, financeiros, econômicos, sociais e artísticos dos países presentes no roteiro foram apresentados. Além disso, aspectos operacionais da viagem também foram abordados.
Durante o roteiro nos três países visitados, todas as informações e atividades foram prontamente observadas e escritas pelos estudantes em seus Diários de Bordo, que estão sendo avaliados minuciosamente pelos profissionais do Da Vinci, que, com as informações registradas, poderão oferecer realimentação para cada aluno.
Depois de concluída a viagem, os alunos puderam escolher entre fazer uma “prova” ou uma apresentação e a escolha do grupo foi pela segunda opção.
Quatro estudantes voluntários fizeram um resumo da viagem, onde relataram sobre os 17 dias dessa jornada rica em atividades e com diversidade cultural intensa.
Em seguida, outros alunos, em dupla, escolheram temas culturais, entre os quais: Lendas de Liubliana, Michelangelo e o renascimento, Arte Naif, Caravaggio e o barroco.
A apresentação dos alunos foi brilhante, especialmente porque foi a primeira vez que estavam falando para um público adulto, de forma bem desenvolta e natural.
Viagem Acadêmica InternacionalDe conotação completamente oposta à uma viagem turística, as Viagens Acadêmicas assumem caráter sociocultural e consistem num rico momento de aprendizagem para os alunos participantes, que vivenciam experiências que, até então, se apresentavam abstratas.
Trata-se de atividade riquíssima que permite aos alunos o contato com diversas culturas e estilos de vida; experimentos da gastronomia de cada região; monumentos de importância mundial (naturais ou construídos); a ampliação de conhecimentos; a possibilidade de adquirir cultura.