Como de praxe no Da Vinci, o ano letivo começa a todo vapor, com a equipe de profissionais mergulhada na reflexão e nas trocas, sempre com o propósito de aprimorar nosso trabalho e contribuir para uma formação mais consistente dos alunos como sujeitos do conhecimento, cidadãos e pessoas.
A equipe técnica esteve reunida durante todo o dia 04/02/2013 para fazer um traçado do planejamento e das necessidades para o ano letivo. O encontro com os professores deu-se no dia seguinte, em um café da manhã temático (com inspiração indígena, inclusive na decoração), seguindo todos para o Auditório, onde foram recepcionados com “Jesus, alegria dos homens” e “Tocata em fuga”, de Bach, numa sugestão à interiorização e apreciação musical como ingredientes para o cotidiano.
Iniciando os trabalhos, a Direção Administrativa ressaltou que, durante o recesso, a Escola passou por intervenções pontuais, priorizando o conforto/ segurança dos alunos e profissionais, mas sempre tendo em mira possibilidades pedagógicas e culturais, tais como a construção de um novo teatro (com alto padrão), a edificação de quadras para atender ao Infantil/E.F.I, a remodelagem de laboratórios de Informática e Física, a ampliação dos espaços de leitura mais próximos dos alunos (bibliotecas “Infinito” e “Horizontes”), a fusão de departamentos administrativos que dão suporte ao pedagógico.
As iniciativas já viabilizadas ou as que terão andamento ao longo do ano letivo, mais que “reformas puras e simples”, são pensadas criteriosamente, para apropriação do espaço físico como interferente do pedagógico e para comporem o acervo já existente. Além disso, os que já estão transitando pela Escola observam o apuro estético da decoração externa e interna, com referências ao legado de Leonardo da Vinci e motivos que dão visibilidade ao tema transversal de 2013: mosaico de etnias na formação do povo capixaba.
Já a Direção Pedagógica, remetendo a um contexto de “escolas do futuro” que se destinam a públicos específicos e a focos especializados (tecnologia, sustentabilidade, conexōes, etc.), trouxe uma reflexão sobre a diversidade da missão e do trabalho cotidiano no Da Vinci, que abraça tantas frentes e lida com múltiplas expectativas, por parte da comunidade e do entorno.
Para que a diversidade não resvale em diferenças que se imobilizam, em vez de contracenar, a Escola estimula seus profissionais/alunos a demonstrar potencialidades, mas a acatar as contribuições do outro; a manter conquistas, mas a se exigir novos desafios; a sobrepor o institucional e o espírito de equipe às afinidades/pessoalidades. Em suma, uma escola que faz da diversidade a sua marca, o que se reflete na dinâmica/inquietude de seu currículo e o que exige, dos profissionais que a compõem, coautoria, interlocução crítica, integração e superação.
A Direção Pedagógica também apresentou a agenda do professor para 2013, um mosaico de contribuições que compõe verdadeiro tributo à diversidade e que traz uma estrutura idêntica às agendas dos alunos de cada segmento: uma parte introdutória incentivando a formação continuada e a disposição para o aprender; o apêndice final com sugestões de leitura para diferentes propósitos e a estrutura intermediária atuando como uma espécie de guia cultural, com focos criteriosamente escolhidos para iluminar o cotidiano pedagógico.
Em matéria de focos de formação durante a semana de planejamento, as equipes dos diferentes segmentos vêm se revezando entre oficinas de linguagens, para a valorização da poesia como um motivador do cotidiano; discussões compartilhadas sobre temas de complexidade (tais como gestão de sala de aula e objetivos); encontros de áreas e grupos de trabalho, para repensamento e concepção de projetos; leituras em torno da “rotina”, esta vista como sustentáculo da missão educativa. Em suma, muitas frentes de trabalho, mas com o propósito comum de nortear o ano letivo pelo fundamento/domínio de causa, jamais pelos atropelos/improvisos.
A se pautar na disposição/compromisso da equipe, na qualidade das reflexões em curso e nas perspectivas de trabalho e produção, o ano letivo de 2013 já ser prenuncia como “mais um grande ano” de uma trajetória educativa em que a prospecção é um compromisso e a superação, a tônica.