Um grupo de crianças indígenas da etnia Guarani, de Santa Cruz, da cidade de Aracruz, estará presente em nossa escola no dia 25 de fevereiro para divulgar a cultura indígena, através da exposição de artesanato, jogos, brincadeiras e seus significados.
A visita faz parte das atividades programadas do tema pedagógico Da Vinci 2013, em que será abordado o “Mosaico de etnias na formação do povo capixaba”, com ênfase para as culturas indígena, portuguesa, africana, alemã e libanesa.
O foco explorado da visita será “jogos indígenas” em uma interação com alunos do Fundamental I, 2º ao 5º ano, com direito a almoço temático (à base de cozido).
ALDEIAS
Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupinikim e Guarani. Atualmente são 09 aldeias assim distribuídas: 04 guaranis e 05 tupinikuins. Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupinikins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.
Fonte: www.pma.es.gov.br