Estudo e muita leitura. Foram estas duas qualidades que levaram a estudante Camila Crivilin de Almeida, da 3ª série do Ensino Médio do Da Vinci, 17 anos, a ficar em primeiro lugar, com a melhor redação do estado do Espírito Santo, na 8ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres.
O prêmio consiste em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismo, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
A premiação contou com 4.100 inscrições na categoria Ensino Médio, na qual Camila concorreu. Na categoria, na etapa da Unidade de Federação, Camila foi a grande vitoriosa com a redação Ó Abre Alas, com a orientação do professor Lúcio Alves Vieira, o Manga!. (A redação encontra-se disponibilizada para download abaixo.)
Camila afirmou que ficou muito feliz com a colocação e que teve grande incentivo tanto na escola como em casa. “Meus pais são formados na área de Comunicação e desde pequena tenho o hábito de ler. Agradeço também ao professor Manga! pelo apoio”. Como prêmio ela receberá um computador e terá a redação publicada em um livro junto com as outras vencedoras. “Como eu já possuo um computador, irei fazer a doação dele assim que o receber”.
Não é de hoje que Camila se sobressai em concursos. Ela ficou em 1º lugar geral entre os treineiros no Vestibular da Ufes 2013. Com este resultado, se estivesse entre os candidatos aprovados, teria ficado em 4º lugar para o curso de Direito.
Parabéns Camila.