De 23 e 25 de abril, o Da Vinci ofereceu aos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio a oportunidade de conhecer as características e o percurso acadêmico de diferentes carreiras profissionais. Essa 2ª etapa do projeto teve o propósito de estimular o debate acerca das dúvidas da escolha da profissão, as influências dos pais e as trajetórias de diferentes gerações de uma mesma família.
Entre as diversas áreas tratadas, estão Administração, Arquitetura, Medicina, Engenharia, Marketing, Direito, Informática e a opção de estudo no exterior.
No dia 23, membros da família Colnago, Alberto (pai), Cláudio e Renzo (filhos e sempre-alunos), falaram sobre suas profissões e abordaram experiências vividas tanto na faculdade como no mercado de trabalho.
Já no dia 24 de abril, foi a vez de a família Pignaton participar do Projeto Profissões. Foram depoimentos de uma família que, mesmo escolhendo profissões diferentes, tiveram a oportunidade de trabalharem juntas na direção do Da Vinci. Pignaton e seus filhos, Maria Brunella e Victor Affonso, contaram os caminhos que percorreram durante suas vidas escolares e profissionais, sobre o trabalho em uma empresa familiar e sobre alguns aspectos que envolvem o processo de escolha da profissão.
No último dia de palestras, 25, a família Souto, Carmem (mãe), Guilherme (pai), Marcela e Rodrigo (filhos e sempre-alunos) conversou sobre suas profissões, inclusive com depoimento de como foi desistir de um curso, no meio de percurso, para começar um novo, de outra área. Esse foi o desafio que Rodrigo teve que encarar, mostrando aos estudantes que sempre haverá adversidades no caminho, mas que o diálogo e o apoio da família são fundamentais para começar, no caso dele, tudo de novo. O resultado dessa mudança é um profissional bem-sucedido e feliz.
Pesquisar sobre a carreira pretendida, levar em conta a situação do mercado de trabalho, considerar os valores sociais e familiares e, especialmente, pensar nas preferências individuais, esses foram alguns tópicos abordados pelos palestrantes.
A próxima etapa do projeto acontecerá no mês de agosto.