Apuradas as notas da gincana cultural realizada com a primeira série do ensino médio, alcançou-se o resultado final a seguir (de um máximo de 2,0 pontos):
1º lugar – 1º I-2 – Pontuação de 1,79
2º lugar – 1º I-1 – Pontuação de 1,64
3º lugar – 1º I-3 – Pontuação de 1,57
A pontuação final alcançada por cada turma constitui a média aritmética de todos os componentes daquele grupo-classe, resultado da performance em tarefas individuais (concurso de redação e produção de desenho/texto articulados em língua estrangeira), tarefas de grupo (conhecidas previamente e executadas no dia da culminância) e tarefa coletiva (trabalhos artísticos, produção de matéria para site, tarefas-relâmpago em conhecimentos e práticas esportivas). A nota apurada na gincana comporá a terceira nota em todas as disciplinas da área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”.
A partir dos critérios considerados no julgamento das tarefas, os alunos podem comparar desempenhos individuais e grupais e perceber a relevância de compatibilizar conhecimentos, linguagens, estética, criatividade e organização para se alcançar um resultado mais qualitativo. O fato de serem avaliados sob diferentes perspectivas/avaliadores dilui a subjetividade dos julgamentos e propicia que os participantes se enxerguem panoramicamente, a partir do olhar do outro.
Os alunos devem se valer da oportunidade para reconhecer seus méritos e fragilidades, bem como observar atitudes individuais e coletivas na lida com o processo educativo, além de estabelecer conexões com investidas futuras no mundo do trabalho e da academia. Afinal, a gincana cultural é uma simulação de desafios que os alunos enfrentarão na vida real.
Ao ensejo, divulgamos os três textos vencedores do concurso de redação, cujo foco foi a questão da integração entre etnias, com ênfase para a indígena. Foram premiados os alunos que conseguiram estabelecer boa contextualização com situações da realidade e valorizar contribuições da cultura indígena. Foi agraciada também, com honra ao mérito, uma redação que se diferenciou das demais pelo apuro da linguagem.