DESENVOLVIMENTO MORAL: CONSTRUÇÃO PERMANENTE
(Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton)
“Não há nem pode haver moral teórica.” (Levy-Bruhl)
Na última reunião de formação em serviço com professores do Infantil, esteve conosco a profissional Aline Nunes Andrade, convidada para discorrer sobre o tema “A formação moral: teoria do desenvolvimento moral e suas implicações para a educação”.
Apresentando as morais teóricas como reflexo dos costumes vigentes em diferentes tempos, a palestrante ratificou o fundamento de que a observação e interferência do adulto sobre o comportamento das crianças, em suas interações com o meio e com os pares, são fundamentais para que elas internalizem virtudes e valores.
Aline perpassou pelos diferentes e simultâneos momentos da construção da moralidade e da ética na infância, adolescência e vida adulta, sempre em consonância com as possibilidades propiciadas pela faixa etária dos indivíduos em formação, bem como pela condição/competência dos formadores, que atuam como modelos/referências.
O paralelismo entre moral e cognitivo também foi objeto de reflexão, de tal forma que os educadores presentes perceberam que o foco do desenvolvimento moral não pode prescindir do conhecimento instituído (domínio da razão).
Trazendo o papel da afetividade como indispensável à gênese da moralidade, a palestrante discorreu acerca de alguns valores morais como justiça, vergonha, generosidade e coragem, meio que esquecidos, porque não valorados na coletividade. Segundo ela, é missão da Escola contribuir para esse resgate, ao propiciar às crianças contato com o tema, seja pela via das histórias/simulações, seja pelas reflexões sobre o real.
Após a preleção de Aline, com a tranquilidade dos que, em busca comum, desejam um mundo melhor, mais ético e promissor de felicidade coletiva para as novas gerações, os educadores do Da Vinci reconheceram a solidez da instituição-escola e a missão dos professores na formação de consciências e traços de caráter.
Em continuidade, os professores do segmento se debruçarão sobre o assunto, a fim de ampliar a reflexão e buscar trazer a teoria para iluminar as práticas educativas. Afinal, como bem ressalta Levy-Bruhl, a moral e a ética desenvolvem-se pela fusão entre conhecimento e vivências do cotidiano.