Dentro da proposta da escola de trabalhar as etnias que contribuíram para a formação da identidade do povo capixaba, os alunos de 7º ano trabalharam, na Oficina de Artes, com o apoio dos professores Emílio Rocha e Mazinha Tristão, a arte de azulejos pintados, manifestação característica da cultura portuguesa e presente em diversas regiões do Brasil.
O azulejo é uma das expressões mais fortes da cultura em Portugal e uma das contribuições mais originais dos portugueses para a cultura universal.
No primeiro momento, os alunos pesquisaram, no laboratório de informática, imagens de azulejos, tomando contato com suas principais características, tais como: temáticas figurativas e abstratas, cores utilizadas, entre outras. Também reconhecendo nos azulejos sua importância expressiva na cultura do povo português.
Após a pesquisa, os alunos, de posse das imagens, produziram seus próprios azulejos na oficina, utilizando desenho e rebatimento, nas quais prevaleceram as temáticas geométricas e abstratas. Os alunos finalizaram seus desenhos em papel, para depois realizar a transferência para os azulejos.
A última etapa foi de pintura dos azulejos com tintas próprias para
cerâmica, que posteriormente serão queimados em forno industrial.
A conclusão do projeto se dará com a exposição dos azulejos pintados e a fixação de painel no teto da Capela Sistina, onde serão expostos os projetos/desenhos dos alunos, associados a um painel realista, típico dos azulejos portugueses.