Pelo sétimo ano consecutivo, o Da Vinci participou do Fórum de Discussão Estudantil da FAAP. Os nossos alunos, em pleno feriado de Corpus Christi, viajaram a São Paulo, acompanhados dos professores Joelmo Costa e Lorena Bonadiman, para representar a escola e discutir temas geopolíticos de grande relevância mundial, como a situação das crianças nos conflitos da África subsaariana; o trabalho infantil no mundo; a atuação de grupos terroristas no Oriente Médio, entre outros. Nesse modelo de simulação, cada aluno transforma-se num delegado (diplomata) de um país e a sua posição nos comitês (salas de discussão sobre um determinado tema) tem que ser coerente com a verdadeira política externa da nação representada.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Embaixador Rubens Ricupero, o Embaixador e Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) José Vicente de Sá Pimentel e a Embaixadora da Áustria no Brasil Marianne Feldmann.
Alunos após cerimônia de abertura do Fórum FAAP conversando
com o Embaixador José Vicente de Sá Pimentel
A preparação/orientação dos alunos participantes é feita no Da Vinci pelos professores envolvidos, e o Fórum FAAP serve para “aquecer” as discussões e anunciar o nosso fórum interno de discussão (Fórum Da Vinci), que ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro.
Como resultado da participação e o do excelente empenho dos participantes do Da Vinci no IX Fórum Faap, tivemos alunos premiados no evento. Gabriel Guimarães Borges e Ricardo Frizera foram citados como destaque dentro do comitê que participaram. Já as duplas Daniel Bentes Ferreira e Eduardo Dadalto Câmara Gomes (OTAN) e Pedro Abaurre de Vasconcelos e Lucas Turra Gomes (AIEA), receberam menção honrosa.
Eis os nossos alunos participantes do Fórum FAAP e seus respectivos comitês:
Carolina Brioschi Zadonadi e Caroline Feu Rosa Carréra - CDH (Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas): Buscando soluções para a questão das crianças-soldado na República Democrática do Congo.
Carolina Calimam Silva e Marina Parreiras Vieira Alves Rebouças - OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual): Registro Internacional de Música: a regulamentação de novos meios para a obtenção de música por meios legais.
Daniel Bentes Ferreira e Eduardo Dadalto Câmara Gomes - OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): O Talibã no Afeganistão - A Guerra de Quarta Geração .
Joel Vieira Vellozo Lucas e Giulia Pereira Cruz Sperandio - CS (Conselho de Segurança da ONU): Combate às organizações terroristas (Al Qaeda, Hamas, Talibã e Hezbollah) no Oriente Médio.
Ana Clara de Barros Pretti e Júlia da Motta Sarlo Antonio - Banco Mundial: Analisando o Programa Desenvolvimento Pleno do Timor Leste.
Gabriel Brunoro Ferreira e Gabriel Guimarães Borges - OIT (Organização Internacional do Trabalho): Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil.
Johnny Mansk Moscon e Ricardo Frizera - DSI (Desarmamento e Segurança Internacional): O papel dos armamentos militares no contexto das guerras civis do Oriente Médio e África subsaariana.
Pedro Abaurre de Vasconcelos e Lucas Turra Gomes - AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica): A Revisão da Agência e Diretrizes - a questão de segurança.
A IX Edição do Fórum FAAP de Discussão Estudantil aconteceu entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Cerca de 600 alunos e professores estiveram presentes no evento.
O Fórum FAAP é um renomado evento de simulações de organismos internacionais onde alunos do Ensino Médio de todo o Brasil reúnem-se durante os quatro dias de evento, formando uma delegação que representa determinado país.
Veja mais fotos na Galeria.