O mural pode e deve contribuir significativamente em todo o processo de ensino aprendizagem. Mas de que forma?
Nos murais dos corredores do Da Vinci são encontradas, sempre bem organizadas e distribuídas, por níveis de ensino, notícias e artigos de jornais e revistas, fruto de um trabalho notável de professores, equipe pedagógica e setor de Comunicação.
O material, esteticamente distribuído entre seções específicas, é apresentado sob a forma de pequenos artigos, reportagens (relatos de acontecimentos com detalhes), entrevistas, notícias das atividades da própria escola, projetos, etc.
De acordo com a Diretora de Marketing da Escola, Maria Brunella Pignaton, a construção e a organização do mural é uma estratégia de ensino, uma oportunidade de os alunos estarem sempre antenados com os acontecimentos do mundo, além dos benefícios pedagógicos.
Com a leitura diária dos murais, os alunos podem, também, comparar as semelhanças e diferenças entre os diversos gêneros textuais presentes em jornais e revistas, além de reconhecer as formas de organização dos meios.
O mural precisa ter vida, ter sentido, precisa desafiar as cabeças pensantes, instigá-los e, principalmente, tornar o ato pedagógico significativo.