Dando continuidade à proposta da escola de trabalhar, por meios de projetos, as etnias que formam o mosaico da identidade capixaba, foi realizada, na última segunda-feira, 17 de junho, a exposição dos trabalhos de Artes e História das turmas de 7º ano integral sobre “Azulejos Portugueses” e a substituição do teto da Capela Sistina do Da Vinci.
Depois de quase 15 anos, o teto da Capela Sistina (trabalho realizado pelos alunos de Artes de 1999 para representar a grande obra do mestre renascentista italiano Michelangelo), que se encontrava no corredor de acesso ao prédio do Ensino Fundamental II e Médio, foi substituído por um painel Azulejos Portugueses produzidos pelos alunos de 7º ano integral. O teto da Capela Sistina era uma marca da escola, e a maioria desses alunos passou por baixo dele durante quase toda a vida escolar. A substituição por um novo projeto foi encarado como um desafio.
O teto foi coberto por um mosaico composto de fotos dos azulejos desenhados pelos alunos durante as aulas de
Oficina de Artes.
O tema, que é uma das expressões mais fortes da cultura portuguesa, foi pesquisado e debatido nas aulas de História, o que gerou a produção de textos temáticos.
A inauguração foi feita na presença de pais e alunos das turmas envolvidas no projeto. Antes, porém, realizou-se na Praça das Invenções a exposição das atividades com a produção de cada aluno.
Azulejos Portugueses