Olá! Crie sua conta de acesso ao site.
Se você já é cadastrado, faça o seu login.
Busca
Estudantes e professores do Canadá visitam a escola
16/04/2002 · por Centro Educacional Leonardo da Vinci

Os alunos dão boas-vindas aos canadenses
Os alunos dão boas-vindas aos canadenses
Na terça-feira, 9, o Da Vinci recebeu com uma cerimônia um grupo de estudantes da Amherst Regional High School, da região de Nova Scotia, Canadá. O grupo inclui os dois diretores da escola canadense, Stephen Blum e sua esposa Constance Blum. Maria Brunella Biasutti Pignaton recebeu os visitantes com um discurso de boas-vindas, enquanto as turmas de 3ª e 4ª séries Integral cantavam o Hino canadense, “Oh, Canada!”, ensaiado nos dias anteriores com os professores Pedro e Ana Cláudia, de Música, e Ana Paula e Sandra, de Inglês. As professoras titulares das turmas, Dora e Lúcia, respectivamente, e também outros professores e coordenadores acompanharam a comemoração e cantaram com os alunos o Hino Nacional.

Os estudantes canadenses vestiam uniforme do Da Vinci, e logo se integraram aos nossos alunos da High School. Eles vão passar aqui duas semanas, estudando e trocando experiências com nossos alunos. A visita é parte de um programa de intercâmbio educacional que já levou a Nova Scotia, para estudar por três semanas, na Amherst Regional High School, oito alunos do Da Vinci, em fevereiro deste ano.

Connie e Stephen apreciam trabalhos de arte
Connie e Stephen apreciam trabalhos de arte
Visitantes conhecem a sala de artes
Visitantes conhecem a sala de artes












Em 2001, um representante do governo canadense, percorreu escolas em diversos estados brasileiros para estudar as possibilidades de incluí-las em um projeto de intercâmbio que levaria para estudar na Amherst Regional High School alguns jovens brasileiros. Ele identificou o Leonardo da Vinci como uma escola que atende às expectativas pedagógicas, educacionais e culturais do Departamento de Educação de Nova Scotia, patrocinador do programa. Com isso, oito alunos do Da Vinci passaram lá três semanas estudando e convivendo com seus colegas canadenses, desenvolvendo o inglês, enquanto entravam em contato diário com uma cultura estrangeira.

Agora, com a visita dos alunos Alex Creamer, Jennifer Hamilton, Jodie Bird, Laura Jones, Nina Haynes e Teri Le Blanc, consolida-se a primeira edição do programa Intercâmbio Educacional Vitória-Amherst, desenvolvido em conjunto pela Amherst Regional High School e pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci.

No orquidário, a beleza das flores tropicais
No orquidário, a beleza das flores tropicais
No primeiro dia da visita, os dois diretores canadenses, Stephen e Constance (chamada carinhosamente de Connie) percorreram as instalações do Da Vinci, conhecendo a Sala de Artes, a Midiateca, a Casa dos Contos, o Orquidário. Eles mostraram muita curiosidade com relação aos trabalhos de Arte e artesanato dos nossos alunos, e a todo momento elogiavam as peças que lhes eram apresentadas pela professora de Artes, Silvia. Na midiateca, foram recebidos por Néia, e demonstravam estar gostando muito de tudo: as obras de arte nas paredes, os livros infantis com lindas ilustrações, muito coloridas (estes chamaram a atenção sobretudo de Connie), a coleção de vídeos.

“O principal objetivo deste intercâmbio é oferecer aos alunos participantes uma experiência genuinamente educacional em um país estrangeiro – no caso, Brasil e Canadá. A escola Amherst é reconhecida na região onde se situa pela avançada infra-estrutura tecnológica que equipa os seus ambientes de estudo”, diz Rogério da Cunha Abaurre Filho. Como coordenador da High School do Leonardo da Vinci, uma parceria com a Texas Tech University High School, Rogério acompanhou Stephen e Connie, apresentando-lhes as dependências da escola.

Diversas atividades estão programadas para brasileiros e canadenses, a maioria delas acontecendo dentro da própria comunidade (escola e lares das famílias envolvidas).

Conhecendo os recursos da midiateca
Conhecendo os recursos da midiateca
Outras irão acontecer fora da escola – em visitas a uma indústria, a Vale do Rio Doce, a Reserva Florestal da Vale em Linhares e uma reserva indígena. “Buscamos com isso propiciar, na medida do possível, uma releitura pluralista, multifacetada e atualizada da realidade sócio-econômico-cultural do nosso estado”, diz Rogério. Quem viu a maneira fácil e simpática como os estudantes canadenses e seus colegas brasileiros se entrosaram percebe que a amizade pode ser o maior e melhor lastro que este programa de intercâmbio dá aos seus participantes.


E-mail cadastrado no site

Senha

Comentário


Comentar
Página Inicial | Tour Virtual | Notícias | Inscrições em Atividades | Fale Conosco | Circulares | Infantil | Fundamental | Ensino Médio | A Escola | Perspectiva Cultural | Fóruns Acadêmicos | Viagens Acadêmicas | Oficinas Opcionais | Vestibulares e Enem | Olimpíadas | High School | Conteúdo Pedagógico | Informações 2013 | Inscrições em Atividades

Rua Elias Tommasi Sobrinho, 154, Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil - CEP 29056-910 - Tel: (27) 3334 6300
© Centro Educacional Leonardo da Vinci 2024 · www.davincivix.com.br